Ramones: nasce um monstro no Rainbow Theatre

Capa do álbum It’s Alive (Foto: Reprodução)

Raul Felipe

A maior banda de punk rock de todos os tempos. É dessa maneira que podemos definir os Ramones, os precursores do new wave no cenário musical. Os nova iorquinos do Queens, começaram a carreira no famoso CBGB em Manhanttan. O grupo formado por Joey Ramone, Jhonny Ramone, Dee Dee Ramone e Tommy Ramone estreou em 1976 com um álbum autointitulado, depois vieram Leave Home e o excelente Rocket to Russia.

Foi da junção desses três que surgiu It’s Alive, considerado um dos melhores álbuns ao vivo gravado por uma banda, lançado como disco em primeiro de abril de 1979. A turnê Rocket to Russia – que reunia as melhores músicas dos três álbuns lançados – estacionou em Londres, no Rainbow Theatre, para uma sequência de quatro shows.

Porém, o concerto de 31 de dezembro de 1977 entrou para a história, onde a banda condensou 28 músicas em apenas 54 minutos para uma plateia insana que esperava a virada do ano. O teatro estava tomado por 3 mil ingleses que cantavam aos berros os sucessos do grupo. Foi no palco que  fizeram sucesso: tocando alto, rápido e simples. Para os fãs do gênero, o ano de 1977 em Londres só pode ser contado a partir desse show histórico.

Os Ramones tocando no clube da Phase V em Nova Jersey, em abril de 1976, um de seus primeiros empreendimentos fora da cidade de Nova York. (Foto: Danny Fields/Reprodução)

O projeto teve a colaboração de Generation X, a banda que lançou Billy Idol para o mundo e os escoceses The Rezillos, conhecidos pelo hit “Top Of The Pops”. O nome do álbum fazia alusão ao filme de terror produzido por Larry Cohen ,“It’s Alive”, e lançado no Brasil com o título de “Nasce um monstro”.

O show começa com “Rockaway Beach”, que logo vira “Teenage Lobotomy” e incendeia o teatro de uma só vez. Com a banda aquecida vem o maior sucesso de todos os tempos. “É bom estar de volta à Inglaterra, e é bom ver todos vocês de novo”, diz Joey. “Take it, Dee Dee”. O baixista conta e a banda explode no hino infeccioso “Blitzkrieg Bop”.

Hey ho, let’s go
Shoot em’ in the back now
What they want, I don’t know
They’re all reved up and ready to go

Os Ramones quase não davam tempo para o público aplaudir as faixas. Terminada Blitzkrieg Bop, a banda logo toca “Glad to See You Go” e em seguida passa para “Gimme Gimme Shock Treatment”. É incrível o modo como o grupo emenda mais 20 músicas nos próximos 45 minutos.

You gotta go go go go goodbye glad to see you go go go go goodbye
Now I know the score I don’t need you anymore don’t want
You cause you’re a bore I need somebody good I need a miracle
Should I take a chance on her? one bullet in the cylinder

“Tudo estava dando certo para aquele show”, disse Monte Melnick, gerente de estrada da banda. “As luzes eram ótimas, o som era ótimo, tocavam as músicas terrivelmente, a platéia era incrível; tudo clicou. Para os quatro originais, esse foi o melhor show deles: Johnny, Joey, Dee Dee e Tommy.” A esta altura da carreira os Ramones contavam com três álbuns de estúdio e mais de 300 shows, algo que no final da banda em 1996 somaria algo em torno de 2.263 shows. Eram os deuses da América.

Porém nem tudo em Londres foi perfeito. A imprensa inglesa e o público inglês não acolheram a banda da maneira correta. “[Eles] nos trataram como palhaços”, escreveu Dee Dee sobre a mídia britânica da época em seu livro de memórias, Lobotomy. “O público inglês gostava de cuspir em nós”, disse Dee Dee. “É um insulto à banda”, acrescentou Johnny em sua autobiografia, Commando. Mas nada disso impediu que os nova iorquinos voltassem mais vezes em solo real.

Ramones no Rainbow Theatre em 1977. (Foto: Reprodução)

O show se encaminha para o final. O quarteto vai tocando seus maiores sucessos como “Sheena Is a Punk Rocker,” “Commando” e “Pinhead. Sem perder o fôlego, a apresentação termina um pouco depois da meia noite com “We’re a Happy Family”.

We’re a happy family, we’re a happy family
We’re a happy family, me, mom and daddy
We’re a happy family, we’re a happy family
We’re a happy family, me, mom and daddy

Alguns fatos curiosos sondam o lançamento do disco. Apesar de ser o quinto álbum da banda, It’s Alive é o quarto álbum cronologicamente feito pelo quarteto. Isso ocorreu pois em 1978 a banda lançou Road to Ruin. Além disso, esse é o único registro ao vivo da banda com sua formação original, isto é, com Tommy na bateria. O disco foi lançado em LP duplo na Inglaterra 1979, mas apenas em 1996 foi lançado em formato CD nos Estados Unidos.

Dentre os mais de 2.263 shows, este com toda a certeza, é o melhor show da carreira dos Ramones. Marcado pela data de véspera de ano novo e tocando para um público louco por punk, os Ramones entraram para a história da música com uma apresentação ao vivo impecável e sublime.

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