Estante do Persona – Março de 2024

As vozes femininas da Literatura marcaram o mês de Março (Texto de Abertura: Nathalia Tetzner/Artes: Aryadne Xavier e Gabriela Bita)

“Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável, agradável, afável. E esses são apenas os ‘As’. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.”

 — A menina que roubava livros

No universo dos livros, o feminino assume diversas formas e possibilidades. Seja através da histórica objetificação pelos autores homens, do ato de roubar a cena mesmo quando a narrativa é secundária ou da tão sonhada materialização como protagonista,  as personagens mulheres sempre trazem um dimensionismo inigualável para as tramas.

Em pleno mês de Março, período em que celebramos o Dia Internacional da Mulher – ainda marcado pelas lutas por direitos iguais em 2024 –, o Persona coloca em destaque as vozes femininas da Literatura atual.  Debatendo amor, autoconfiança, gênero, desejos e prazeres, os livros selecionados revelam o melhor das autoras mais influentes do século.

Partindo de romances leves, passando por estreias até obras que trazem perspectivas históricas sobre o feminismo, a Editoria ressalta a batalha por um mundo mais justo no maior estilo girl power. Confira abaixo a nossa curadoria de obras escritas por mulheres que engrandecem o debate nesse mês especial.

Dicas do Mês

Capa do livro Melhor do que nos filmes, de Lynn Painter. Fundo amarelo, com título em letras grandes em azul e o nome da autora, centralizado em baixo, em vermelho claro. No canto inferior direito está o símbolo da editora em preto e vermelho. Há quatro casais desenhados na capa. O primeiro, no canto superior esquerdo, é um homem de moletom azul, calças pretas e tênis branco que segura uma mulher de vestido amarelo e sapatos pretos no colo, uma das pernas dela está levantada. O segundo casal, no canto superior direito, é um homem de calça e camiseta escuros e tênis branco, ele segura uma mulher de vestido com detalhes vermelhos e salto alto acima de sua cabeça, ela mantém os braços e pernas esticados. O casal no canto inferior esquerdo se beija, ele de moletom e calças escuros e tênis branco e ela de moletom, shorts e meias cinzas. No canto inferior direito há um homem de calça escura, camiseta e tênis branco e camisa cinza segurando um rádio acima de sua cabeça, na frente do homem está uma mulher de calça branca, blusa azul e tênis vermelho. A mulher tem cabelo alaranjado e o homem tem cabelo preto em todos os desenhos.
A busca pelo felizes para sempre é muito melhor do que nos filmes (Foto: Intrínseca)

Lynn Painter – Melhor do que nos filmes (340 páginas, Intrínseca)

Filmes de romance, roupas vintage, vizinho irritante, paixão de infância, playlists e enemies to lovers. Precisa de mais alguma coisa? Lynn Painter nos apresenta Elizabeth Buxbaum e seu vizinho e arqui-inimigo declarado, Wesley Bennett. Mas o que é uma briga pela única vaga de estacionamento na frente de suas casas perto de um plano mirabolante para conquistar uma antiga paixão de Painter?

Uma leitura leve e romântica, que nos mostra que nem tudo é o que parece e que a paixão pode estar onde menos se espera. Sucesso no TikTok, a história de Liz e Wes conquistou admiradores, muitos fãs de Taylor Swift e apreciadores de clássicos da comédia romântica. Uma aventura envolvente em busca do ‘felizes para sempre’. – Agata Bueno


Capa do livro Aurora: O Despertar da Mulher Exausta. O fundo da capa é todo na cor bege claro. Seguindo a capa de cima para baixo, temos o título ‘Aurora’ centralizado em letras grossas e, logo abaixo, ‘O Despertar da Mulher Exausta’ na mesma fonte em letras finas, com um círculo de destaque na palavra ‘despertar’. Em seguida, temos um quadrado rosa com flores em contraste dentro dele. Com a mesma fonte fina de antes, temos a frase ‘Da mesma criadora de OBVIOUS’ e o nome da autora ‘Marcela Ceribelli’. O logo da editora Harper Collins está logo abaixo.
“As mulheres que são melhores nesse ato de desaparecimento recebem os maiores elogios: ela é tão altruísta. Você pode imaginar? O epítome da feminilidade é perder-se completamente.” (Foto: Harper Collins)

Marcela Ceribelli – Aurora: O Despertar da Mulher Exausta (288 páginas, Harper Collins) 

Famosa pelos seus episódios semanais do Bom dia, Obvious e todas suas postagens aesthetic no Instagram sobre esportes, amor e até signos, Marcela Ceribelli não era novidade em nossa página inicial do Spotify. No entanto, ao aventurar-se pelo mundo literário, nos surpreendemos com suas palavras: assim como ouvi-la sempre foi um prazer, ler as páginas de Ceribelli foi incrivelmente familiar.

Denominado como auto-ajuda com uma pegada bem mais informal – quase uma conversa com uma melhor amiga ou irmã mais velha –, Aurora: O Despertar da Mulher Exausta divide-se em blocos para abordar o amor, a auto aceitação, confiança, personalidade e felicidade para mulheres modernas. Aqui, não importa se você é da década de 90 ou nasceu com a era Disney, todos os conselhos e capítulos fluem tão bem que você irá se sentir em um episódio de podcast– Clara Sganzerla


Capa do livro A mulher desiludida, de Simone de Beauvoir. Ela é composta por uma ilustração de uma mulher branca, com cabelos curtos na cor preta e que veste uma camiseta de manga longa preta. Ela está sentada e com o rosto apoiado em uma das mãos. Seu braço está em cima do que parece um piano marrom, e a cor da parede é cinza. No lado esquerdo vemos o nome da autora em letras brancas; logo abaixo, o nome do livro em letras amarelas e em caixa alta. Mais abaixo, está escrito “prefácio”, em caixa alta e um pouco menor, e “Andréa Pachá”, ambos em letras brancas. No canto inferior esquerdo está o símbolo da Coleção Clássicos de Ouro, que é um círculo preto com uma fina borda amarela; no centro, vemos a letra C maiúscula e uma pequena estrela no espaço que ele forma, ambos na cor amarela. Ao redor, está escrito “Coleção Clássicos de Ouro”, em caixa alta e na cor amarela.
“Como viver sem acreditar em nada, nem em mim mesma?” (Foto: Nova Fronteira)

Simone de Beauvoir – A mulher desiludida (176 páginas, Nova Fronteira)

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Essa célebre frase caracteriza não só o nome de Simone de Beauvoir, mas todo o trabalho dela. Considerada como uma das maiores teóricas do feminismo moderno, a escritora francesa abordou temas que, até então, eram menosprezados e vistos como não políticos, o que suscitou questionamentos e mostrou o caminho para a mudança. A mulher desiludida é uma de suas principais obras e um grande exemplo de como algumas situações nunca deixam de estar presentes na vida de uma mulher, seja na década de 1960 ou 2020.

A mulher desiludida reúne três histórias independentes e todas elas giram em torno de uma protagonista que lida com algum tipo de perda, literal ou simbólica. Com isso, elas também passam a sofrer com a perda de suas próprias identidades, refletindo sobre a condição da mulher e seu papel numa sociedade ainda dominada por homens. Sensível e visceral, essa é uma leitura que exige um coração aberto e empático para compreender a solidão dessas personagens que ainda vivem entre (e dentro de) nós. – Raquel Freire


Capa do livro Irmã Outsider. Ao centro, alinhado à esquerda, está escrito o nome da autora, Audre Lorde, na cor verde. Logo abaixo, está o título do livro, Irmã Outsider, na cor branca. Em letras menores e posicionado abaixo do título, está escrito “Ensaios e Conferências” em verde. No canto inferior esquerdo, está o nome da editora, Autêntica, em branco. No canto inferior direito, está escrito “Tradução: Stephanie Borges” em branco. O fundo da imagem é composto por uma foto texturizada e na cor roxa de Audre Lorde, uma mulher adulta negra de cabelo curto preto.
Em Irmã Outsider, nada é mais poderoso do que contestar a uniformidade (Foto: Autêntica)

Audre Lorde – Irmã Outsider (240 páginas, Autêntica)

E quando eles aparecerem para me derrubar, não irá demorar a que apareçam para derrubar você é o rasgo sutil de garganta expresso ao final de um dos textos presentes no compilado Irmã Outsider. Embora a linguagem escrita seja silenciosa aos ouvidos, é impossível não escutar um estrondo no córtex sinalizando o parto e o renascimento de memórias. Estas, aliás, compreendem vidas inevitavelmente revolucionárias de mulheres que rejeitaram ser uma coisa só.

Lançado em 2019 pela editora Autêntica, a coletânea de obras de Audre Lorde – mulher, negra, lésbica, feminista, socialista, poeta e mãe de duas crianças – é uma ode às diferenças que, sim, ocupam um espaço significativo em qualquer parágrafo. E a isso dizemos: amém. Cada palavra escrita, falada, cantada ou beijada é uma fração de histórias que estão sendo, enfim, contadas, seja na troca sugestiva de olhares, na conversa íntima noturna ou nas páginas de Irmã Outsider. Em terra de girl power, quem questiona a branquitude, o capitalismo e a heteronormatividade é rainha. – Ana Cegatti


Capa do livro Fim, de Fernanda Torres. A capa é uma vista aérea da praia, com vários guarda-sóis vermelhos, brancos, verdes e azuis e pessoas espalhadas pela cena. Em segundo plano à imagem, há o título do livro no centro. Logo abaixo, no canto esquerdo, vem o nome da escritora. No canto superior direito está a logo da Editora Companhia das Letras.
Fim retrata as muitas histórias desse Brasil (Foto: Companhia das Letras)

Fernanda Torres – Fim (208 páginas, Companhia das Letras)

Fernanda Torres, que é aclamadíssima como atriz, também mostra o seu talento em Fim, seu primeiro romance lançado em 2013. O livro narra as histórias de vida e amizades cruzadas de cinco homens: Álvaro, Neto, Ciro, Ribeiro e Sílvio. Ambientado em diversas épocas do Rio de Janeiro – entre drogas, bebidas, desejos, confissões, traições e manipulações –, a obra é um drama reflexivo, ainda mais pelo diferencial do  início dos capítulos serem o último dia de vida dos personagens.

Adaptado como série original da Globoplay em 2023, o leitor se sente parte da obra porque tem toda essa ambientação próxima a ele pelos diferentes períodos retratados. Fernanda Torres escreve fluidamente e cria uma amarração na história em que, em algumas passagens, sentimos raiva pelos acontecimentos e logo depois compaixão. Com isso, Fim é uma criação bem interessante que, entre os diversos personagens que se encontram e desencontram, vale a pena a sua leitura. – Marcela Lavorato


Capa do livro: Quando me Descobri Negra, de Bianca Santana. A capa possui um fundo preto na qual existe o traçado branco de uma mulher. É possível ver flores saindo de sua cabeça. Ao centro, o título está destacado em laranja, juntamente com o nome da autora.
Bianca Santana nos relembra de nosso potencial resiliente e inspirador. (Foto: SESI-SP)

Bianca Santana – Quando Me Descobri Negra (96 páginas, SESI-SP)

Ao retratar a sua história nestas noventa e seis páginas, Bianca Santana não fala apenas de si mesma, mas também sobre as vivências de grande parte das mulheres brasileiras no quesito das questões raciais. Permeando desde a sua infância, indo até o reconhecimento da própria negritude já na vida adulta, a autora questiona de que maneira tenta-se diminuir e apagar a memória de um povo injustiçado. 

Abordando temas como as micro agressões cotidianas, diferença salarial e violência policial, o racismo é escancarado por todas as partes. Apesar da dura realidade expressada em seus escritos, existe também uma beleza iminente em sua auto descoberta e aceitação, relembrando a enorme força e autenticidade de quem teve e ainda tem que se reinventar diariamente.  – Rebecca Ramos

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