30 anos dos gêmeos do Guns N’ Roses: Use Your Illusion I e II

Com um fundo preto, temos o texto “You can Use Your Illusion let it take you where it may” em duas cores: metade em amarelo e vermelho e metade em azul e roxo. No centro, uma criança em preto e branco escrevendo em um livro em cima das suas pernas cruzadas.
Arte feita com as cores dos dois álbuns e a imagem do menino que se encontra no quadro “A Escola de Atenas”, abaixo da estátua de Atena à direita da obra (Foto: Three-Beat Designs)

Luize de Paula

Em 1991, de um pequeno recorte da detalhada obra A Escola de Atenas, do italiano Raphael, nasciam dois gêmeos. Os álbuns Use Your Illusion I e II foram lançados logo após os maiores hits da banda com o Appetite for Destruction de 1987. Atingindo logo o 1º lugar da Billboard, com quase um milhão de vendas no primeiro dia de lançamento, os dois álbuns venderam 18 milhões de cópias no mundo todo e cada álbum recebeu 7 vezes platina pela RIAA.

Mesmo sendo lançado com outros clássicos do rock como Nevermind do Nirvana e Metallica (The Black Album) do Metallica, os dois álbuns do Guns N’ Roses conseguiram seu destaque. Arriscando não vender tanto pela grande quantidade de músicas sendo lançadas de uma única vez, os discos tinham 30 músicas no total. E talvez aquele foi um dos últimos momentos de glórias que Axl deu aos fãs.

A banda se formou em 1985 pelos membros de duas outras bandas: a Hollywood Rose e L.A. Guns. Da primeira, vieram o cantor Axl Rose e Izzy Stradlin na guitarra rítmica. Da segunda, vieram Tracii Guns na guitarra solo, Ole Beich no baixo e Robbie Gardner na bateria. Os três foram substituídos mais tarde pelo guitarrista solo Saul Hudson – ou Slash –, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler. A junção do nome das duas bandas resultou no Guns N’ Roses que conhecemos hoje.

Os integrantes originais da banda se encontram da esquerda para a direita: Izzy Stradlin de cabelo longo, preto e jaqueta também preta de couro com um sorriso torto de canto, Steven Adler com cara séria e cabelos loiros e uma jaqueta preta de couro com um broche amarelo, Axl Rose ao centro com uma bandana azul na cabeça e óculos em cima, de jaqueta preta de couro, Duff McKagan, um pouco mais ao fundo com uma jaqueta jeans e Slash no canto direito com um cabelo preto volumoso e uma jaqueta jeans, todos sobre um fundo vermelho.
Integrantes originais da banda, da esquerda para a direita: Izzy Stradlin, Steven Adler, Axl Rose, Duff McKagan e Slash (Foto: Guns N’ Roses)

O primeiro álbum da banda, Appetite for Destruction foi lançado em 1987 e foi um dos melhores álbuns de estreia de bandas no mundo do rock. Logo em seguida veio o G N’ R Lies, em 1989, com quatro novas composições – dentre elas a emblemática Patience – que também fizeram sucesso tanto quanto o disco anterior. Já em 1991, tivemos os dois Use Your Illusion

Dois anos depois, em 1993, a banda lançou o disco The Spaghetti Incident?, repleto de covers. Considerado um dos piores álbuns da banda, foi o último com os outros membros originais Slash, Duff e Izzy. Com uma nova formação e um estilo completamente diferente de tudo que a banda apresentou antes, foi lançado seu último álbum, denominado Chinese Democracy, em 2004.

Quadro A Escola de Atenas do pintor Raphael, onde se encontram diversas figuras filosóficas e mitológicas espalhadas em uma sala com o teto aberto na horizontal acima. Abaixo, vemos diversas personagens como uma estátua à esquerda de Apolo e à direita de Atenas. Ao centro, encontramos Platão com o dedo apontado para cima, ao lado de Aristóteles, que aponta para frente. Podemos ver também Sócrates ao lado deles, mais à esquerda conversando. Também temos Epicuro escrevendo um livro, assim como Pitágoras e Heráclito à esquerda da obra. Outros personagens espalhados são Diógenes, Euclides, Ptolomeu e o próprio pintor Raphael.
Quadro A Escola de Atenas de Raphael (Foto: Reprodução)

Com um enorme contraste entre o álbum de estreia da banda e Use Your Illusion I e II, Guns N’ Roses mostrou a verdadeira versatilidade do rock dentro de um mesmo gênero e época. O primeiro disco veio com uma maior agressividade e assuntos mais clichês como sexo e drogas, o que deu à eles a notoriedade que tem hoje e a fama que carregam. Não é à toa que Appetite for Destruction é um dos álbuns mais importantes do rock, principalmente de estreia de uma banda.

Mas vindo em oposição aos agudos de Sweet Child O’ Mine e os gemidos de Rocket Queen, Use Your Illusion apresenta lindos solos de piano, uma orquestra e guitarras melódicas clássicas até hoje no mundo do rock. Sem a formação original completa – após o baterista Steven Adler ser substituído por Matt Sorum por uso excessivo de drogas –, a banda ainda manteve sua essência. 

Nos dois álbuns temos uma variação de músicas, sons e temas. Desde as mais melódicas como November Rain, Civil War e as duas versões de Don’t Cry, até músicas mais pesadas como You Could Be Mine, Double Talkin Jive e Dust N’ Bones. Ainda podemos encontrar covers de músicas como Knockin’ on Heaven’s Door de Bob Dylan e Live and Let Die de Paul McCartney. 

Capa dos álbuns Use Your Illusion retiradas do quadro A Escola de Atenas. À esquerda, a capa do disco I onde encontra-se um menino escrevendo em um livro em amarelo e vermelho apoiados em seu joelho e à direita a capa do disco II, a mesma imagem porém em azul e roxo. Em ambas, o menino se encontra em destaque em preto e branco, e o texto “Guns N’ Roses Use Your Illusion” encontra-se no meio nas cores amarelo, vermelho, azul e roxo.
Capa dos álbuns Use Your Illusion retiradas do quadro A Escola de Atenas, à esquerda a capa do disco I e à direita a capa do disco II (Foto: Columbia House)

Como é esperado de uma das bandas mais polêmicas do rock, o álbum tem seus erros e acertos. Como na música My World, com as terríveis rimas de Axl ou em Right Next Door to Hell, ,em que Axl reclama sobre quando foi preso por quebrar uma garrafa de vinho na cabeça de seu vizinho. Ainda mostram uma variedade dos temas nos álbuns, como as canções Bad Obsession e Get In the Ring, que falam sobre as críticas negativas dos jornalistas sobre a banda.

Mas, ainda sim, temos canções que nunca enjoam e nos surpreendem, como 14 Years, eternizada na voz de Izzy Stradlin e Estranged com as suaves guitarras que aceleram ao longo da música. A banda ainda nos presenteia com o baixo pesado em Coma e os longos 9 minutos de November Rain sobre o casamento de Axl com Erin Everly

O clipe da música, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia, sendo o 13º mais caro de todos os tempos, com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares. Só o vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour custou 8 mil dólares. Alternando entre diversos cenários como a cena do casamento, Slash tocando seu solo em meio ao deserto e em cima de um piano – reproduzido depois nos shows – eternizou o video tanto quanto a música em si. Em 2018, o videoclipe tornou-se o primeiro da era pré-YouTube a superar um bilhão de visualizações.

Isso mostra o poder que a banda teve e tem até hoje, mesmo após quase 20 anos sem lançar álbuns novos e trinta anos do lançamento dos Use Your Illusions. Apesar de hoje em dia a banda ter quase todos os membros da formação original – Axl, Slash e Duff ainda se apresentam juntos após indas e vindas – cantando músicas de quase quarenta anos, os shows lotam e os álbuns vendem. É assim que uma banda eterniza seu nome.

Deixe uma resposta