Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts mostra que a magia está mais viva do que nunca

Cena do documentário Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts apresenta um trem ao fundo coberto com fumaça liberada pela própria locomotiva. A sua frente há várias pessoas circulando pela estação. No canto superior direito há em destaque uma placa com o número 9 ¾.
“Bem vindos de volta onde a magia começou” (Foto: HBO Max)

Gabriel Gatti

Há 20 anos, um menino comum recebeu a sonhada carta de Hogwarts e passou a viver uma jornada que mobilizou o mundo todo. Após duas décadas, os telespectadores são convidados a seguir os mesmos passos do bruxinho, em uma reunião especial junto ao elenco e a equipe técnica de Harry Potter através da plataforma 9 ¾. Para isso, a Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts insere os atores novamente na antiga Escola de Magia e Bruxaria. O formato funcionou quase como um nono filme da franquia e ainda garantiu a indicação nas categorias Melhor Especial de Variedades (Pré-Gravado)  e Melhor Montagem em Programa de Variedades  no Primetime Emmy Awards 2022.

O documentário foi disponibilizado na plataforma do HBO Max logo no primeiro dia de Janeiro, para dar início ao ano relembrando esse passado encantado. Desse modo, os atores foram levados aos sets de gravação, que hoje funcionam como Harry Potter Studio Tour. Além disso, o enquadramento das câmeras foi pensado de modo a remeter aos demais longas da série. A partir da caracterização impecável, o especial mostra trechos de produtos da imprensa da época, cenas do parque temático em Orlando e a apresentação de depoimentos de diversos artistas responsáveis pela construção de uma das maiores franquias de filmes já produzida.

Cena do documentário Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts mostra um exemplar do jornal dos bruxos O Profeta Diário, que diz em sua manchete que Hogwarts dá as boas vindas aos antigos estudantes. A leitora do jornal é uma mulher branca e loira que aparece com o rosto e corpo encobertos pelas folhas, podendo se observar apenas o topo de sua cabeça e suas mãos.
Os objetos, os cenários e a trilha sonora foram fundamentais para imergir o público no universo mágico de Hogwarts (Foto: HBO Max)

Sendo assim, Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts, o nome original do especial, conta sua história por meio de capítulos, sendo que cada um deles trata sobre dois filmes da saga. Em cada um desses blocos, há depoimentos dos atores e diretores, cenas dos longas e trechos retirados dos livros para imergir o público no universo de Hogwarts. A partir desse cenário, somos levados a três amigos, Harry (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) sentados no salão comunal da Grifinória, assim como eles fizeram tantas vezes. Porém, agora se reúnem para relembrar os momentos mais marcantes dos 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Para manter o clima de celebração, Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts não chega a mencionar os eventos polêmicos que mancham o legado da série,  como é o caso das falas transfóbicas de J.K. Rowling. Por diversas vezes, a autora disseminou ódio às pessoas transgênero e, para evitar mal-estar, não participou da reunião juntamente com o elenco. A orientação por recusar o convite de se juntar no reencontro partiu de sua equipe, o que levou a produção do documentário a resgatar falas de Rowling gravadas em 2019.

Cena do documentário Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts exibe três pessoas sentadas conversando. A esquerda está Rupert Grint de perfil, um homem branco, ruivo, que veste um casaco azul escuro e uma calça e sapato preto. Ao centro está Emma Watson, uma mulher branca, de cabelos loiros escuros, presos, que veste uma camisa de manga longa branca e uma saia preta. A direita está Daniel Radcliffe de perfil, um homem branco de cabelos e barba pretos, vestindo um terno preto. Os três estão em uma sala escura com quadros nas paredes e uma janela ao fundo e exibem expressões de alegria.
O diálogo no salão comunal da Grifinória foi tão intimista e verídico que parecia que estávamos vendo uma conversa entre Harry, Hermione e Rony enquanto alunos de Hogwarts (Foto: HBO Max)

Apesar de certas controvérsias, a equipe de produção do especial de 20 anos conseguiu driblar as críticas e entregar um trabalho emocionante. Sob direção de Casey Patterson, Joe Pearlman, Eran Creevy e Giorgio Testi, o longa ouviu o relato de Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates, os diretores dos filmes da franquia Harry Potter. Todos foram acompanhados pela emocionante trilha sonora composta por John Williams, que acompanhou o crescimento de Harry ao longo dos oito longas.

O documentário faz uso de recursos nostálgicos e consegue atingir o lado emocional dos fãs do bruxinho. A cada momento somos apresentados a elementos singulares da saga, como cenários, fotografia, figurinos e trilha sonora, que tornam a experiência de assistir ao reencontro tão mágica quanto acompanhar um episódio regular da franquia. O formato em capítulos também contribuiu para que o fluxo narrativo comovesse o público, passando desde a seleção do elenco de Harry Potter e a Pedra Filosofal até a batalha épica em Hogwarts, que culminou na morte do Lord Voldemort. Além disso, o filme arrancou lágrimas com os eventos externos da saga, como a morte de atores que brilharam na série, como Alan Rickman, Richard Griffiths e Helen McCrory.

Cena do documentário Harry Potter 20th Anniversary: Return To Hogwarts exibe um grupo de fãs de Harry Potter. Em destaque estão duas meninas brancas e loiras com o rosto pintado de vermelho e amarelo, com expressão de animação segurando um exemplar do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte.
A saga de livros Harry Potter ainda está entre as mais vendidas no mundo (Foto: HBO Max)

A partir da magnitude de um especial de 20 anos da saga Harry Potter, era de se esperar que houvesse uma grande repercussão a respeito do lançamento do especial. A ausência de depoimentos inéditos de J.K., por exemplo, causou revolta em determinados fãs, já que ela é a autora da série. Apesar dos eventos contraditórios, o documentário foi muito aclamado tanto pelo público quanto pela crítica especializada, chegando a atingir uma aprovação de 93% no Rotten Tomatoes.

Desse modo, as duas décadas que nos separam do momento em que o jovem Harry recebeu sua carta e descobriu que era bruxo se consagram no especial Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts. Não é atoa que o longa garantiu duas indicações no Emmy 2022. E, assim, o trabalho desenvolvido meticulosamente para arrancar lágrimas dos fãs da franquia cinematográfica funcionou, resultando em uma viagem fantástica ao passado em que toda a magia começou.

Deixe uma resposta