Toca passa mensagem sobre isolamento em meio à história de livros infantis

Imagem do filme Toca. Na imagem uma coelhinha bege segura uma pá cinza com um cabo de madeira. Ao seu lado direito ela tem um lampião e ao fundo é possível ver o caminho de terra cavado por ela.
Indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, Toca (Burrow) é uma história de dormir para crianças (Foto: Reprodução)

Larissa Vieira

Toca (Burrow) é mais uma das produções SparkShorts do Disney+, a série de curtas-metragens de animação independentes, criada por funcionários temporários dos estúdios Pixar. A produção conta a história de uma aventureira coelhinha que procura cavar a toca ideal para ela morar, porém, ao se deparar com vizinhos, ela decide ir explorando cada vez mais a fundo até que se mete em problemas e tem que recorrer a pedir ajuda à quem ela estava fugindo. 

A animação encanta ao trazer a mensagem de que não há por que ter vergonha ao pedir ajuda. Em tempos de isolamento social, ver alguém buscando a solidão dói como nunca doeu antes, porém é ainda mais prazeroso ver a coelhinha recorrer ajuda e encontrar apoio no próximo. Toca ainda mostra muita determinação e garra da jovem que faz de tudo para conquistar seu objetivo, mostrando toda sua resiliência, que se torna ainda mais forte com o apoio dos outros animais, que crescem ao lado da protagonista. 

Imagem do filme Toca. Na imagem é possível ver, à direita, a coelhinha bege apontando uma pá cinza com um cabo de madeira à um furão cinza, que usa uma faixa vermelha na cabeça. Ao fundo é possível ver o caminho de terra da toca e o mapa da protagonista ao lado de seu lampião.
Toca passa a mensagem sobre o trabalho em equipe e proximidade com vizinhos em meio ao isolamento social (Foto: Reprodução)

A animação do Disney+ foi escrita e dirigida por Madeline Sharafian ao lado do produtor Mike Capbarat, inspirados em desenhos de livros infantis; por isso, Burrow é rico em detalhes, até nas minúsculas tocas de formigas. As cores da obra também remetem a esse universo dos livros, o que faz com que a animação se torne uma agradável e inspiradora história de dormir para crianças. 

Produzida somente em 6 meses, Toca ainda conta com elementos de uma nova era de curtas da Pixar, em 2D, mais próximos de esboços reais, afastando-se do traçado computadorizado do 3D, conhecido de antigos curtas vencedores do estúdio como O Avião de Papel (Paperman) e Bao

Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Curta-Metragem de Animação, a produção desponta na lista por ser uma produção dos estúdios Pixar e inovar, em partes, em seus desenhos, porém disputa ao lado de favoritos como o popular If Anything Happens I Love You, da Netflix e os grandes vencedores de prêmios internacionais Yes-People e Genius Loci

Imagem do filme Toca. Na imagem é possível ver várias tocas e seus respectivos donos. No canto superior esquerdo um sapo senta em uma poltrona de sua toca que tem ao fundo uma estante de livros e um abajur. No canto superior à direita, uma família de 5 ratos habita sua toca, que possui um fogão, um quadro e uma escada. No canto inferior esquerdo, 2 furões cinzas fazem exercício em sua toca, levantando peso. No canto inferior direito, os esquilos ocupam sua toca, que possui uma mesa recheada de nozes que eles estão comendo. Há ainda uma pequena toca, habitada por uma formiga, que está com uma vassoura. Todas as tocas são interligadas por caminhos de terra abertos.
A produção do SparkShorts da Pixar é rica em detalhes e traz o desenho dos livros de histórias infantis (Foto: Reprodução)

Apesar do grande destaque, Burrow ainda é uma produção pop, voltada para o público infantil, bem reconhecida pela Academia por seus traçados, um enredo interessante e pertencer ao famoso universo Pixar. Porém, a animação fica devendo por não passar sua mensagem de forma mais real e, menos “colorida, como nos curtas concorrentes. Cenário que pode ser analisado nas demais premiações, que indicaram e premiaram mais os trabalhos da Netflix e Genius Loci, por exemplo, por esses fugirem do popular, infantil e de fácil compreensão. 

A mensagem maior por trás do filme também é ainda rasa e não inovadora, já que o trabalho em equipe já foi contado por outras produções do estúdio, porém a forma como foi explorado é o que dá destaque à obra, além de nos fazer refletir, em meio à uma pandemia mundial sobre o isolamento. Portanto, Toca (Burrow) é bem desenhada e passa um recado às crianças, mas ainda é mais uma das produções da Pixar, sem muita inovação, porém com muita popularidade já que carrega seu nome. 

Deixe uma resposta