Ana Nóbrega
Nem mesmo o Superman (Tyler Hoechlin) conseguiu se esquivar das dificuldades da vida real. Demitido de seu trabalho como jornalista no Planeta Diário, Clark Kent decide tomar um novo rumo em sua vida ao lado dos filhos e da esposa em Superman & Lois. A nova série do herói, que está disponível no HBO Max, renova a imagem que vem se formando nos últimos anos do Homem de Aço. A trama se constrói quase como uma versão estadunidense e heróica de A Grande Família, dividida entre as relações familiares e os empresários que querem dominar o mundo.
Depois de um incidente com sua mãe, Martha (Michele Scarabelli), e a sua demissão do jornal, Clark decide que é o momento certo para voltar a morar na pequena cidade onde cresceu. Com dois filhos adolescentes e um casamento solidificado, o Superman se apresenta mais humano do que já se foi visto em sua história na Televisão. Como já indica o nome, Superman não é o único protagonista desta trama, e assim, Lois Lane (Bitsie Tulloch) tem a oportunidade de ter seu personagem desenvolvido pela primeira vez.
Após mais de vinte anos, essa é a primeira vez que uma série aborda a relação do herói de Krypton com sua esposa Lois. A primeira vez foi durante os anos 90, quando foi lançada Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman, obra focada em contar a história de como os pombinhos do universo DC Comics se apaixonaram. Mas agora, os dois jornalistas estão em um relacionamento duradouro, e já passaram por todo tipo de situação juntos, incluindo a grávidez dos filhos Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan Kent (Alex Garfin).
Nessa produção, o Homem de Aço revela seu lado humano e paternal, em uma versão do super-herói que sabe separar Clark Kent de Superman. A série quebra todo o padrão do kryptoniano que vem sido construído nos últimos anos por Henry Cavill e Zack Snyder. Enquanto o Super-Homem de Henry é bruto, sisudo e mais ambíguo, o de Tyler Hoechlin é brincalhão, carismático e traz à tona o lado esperançoso que se perdeu nas adaptações do personagem com o tempo.
Porém, o círculo familiar não se restringe apenas a Clark. A trama toda de Superman & Lois se desenvolve nas diversas maneiras em que esse contexto se expressa entre as pessoas, como na relação de Jonathan e Jordan, os gêmeos Kent, que são completamente diferentes um do outro. E mesmo que os irmãos tenham a relação abalada por poderes herdados de sangue, eles seguem mostrando uma irmandade e um companheirismo ao decorrer da história.
Outros personagens vão se encaixando nessa “grande família”, como a ex-namorada de Clark, Lana Lang (Emmanuelle Chriqui), que passa por dificuldades com seu marido e encontra ajuda na amizade com Lois. Até mesmo com vilões de outras dimensões e planetas que revelam enredo familiar essencial para o entendimento da história e dos desastres e lutas ocorridas na série. Os vilões de Smallville desta vez também refletem um pouco da questão moral em sua trajetória, levantando dilemas sobre o que é socialmente correto, e o que é certo para o coração.
Lois Lane também assume responsabilidade e se mostra a grande revelação da série. Em uma batalha contra o poder do empresário Morgan Edge (Adam Rayner) na cidade de Smallville, a jornalista encontra espaço para mostrar sua importância na história do marido. Assim, a esposa do Superman ganha um desenvolvimento para além do que é encontrado normalmente em personagens femininas. Lois precisa lutar pela sua família, amigos, sua honra como profissional e a relação com o seu pai Sam Lane (Dylan Walsh), que espera que Clark escolha entre sua vida como chefe de família e a de super-herói.
O que torna a história menos maçante também é o fato dela não se alongar ou recapitular toda a origem do herói. O surgimento do Superman já foi abordado diversas vezes e de muitas formas, tantas que esse enredo já se tornou batido e não atrai mais a atenção do público, o que explica a grande aderência dos telespectadores e o recorde de audiência alcançado pela série. Os fãs de quadrinhos, de super-heróis e todas as pessoas que se interessam pela jornada do Homem de Aço receberam de braços abertos o novo recorte do astro.
Diferente das outras produções da emissora estadunidense CW, Superman & Lois teve um investimento pesado em sua qualidade de produção. De acordo com o produtor executivo, Todd Helbing, a ideia era chegar ao nível dos concorrentes que produzem séries para TV aberta e serviços de streaming. A mudança é notável na imagem, no visual do elenco, e até mesmo na fazenda usada como cenário, tornando tudo muito mais realista do que já se viu em outros projetos da CW.
Apesar de seus efeitos especiais não chegarem ao nível de trabalhos cinematográficos, como o próprio Batman v. Superman ou até mesmo Mulher Maravilha, eles são bons o suficiente para se distanciar do que já foi realizado no universo de séries da DC. O roteiro se destaca, com uma fluidez e leveza, sem se prolongar em uma temática por mais tempo que o necessário – o que já aconteceu em outras adaptações como Supergirl e The Flash.
Para a primeira temporada, Superman & Lois promete um bom desenvolvimento e entrega para os fãs do super-herói um novo lado, mais amigável e sonhador, do Homem de Aço. O investimento da emissora na produção da série mostrou que, com o incentivo certo, é possível agradar o público e conseguir aumentar a audiência, entregando uma história bem estruturada e um novo cenário, pronto para ser explorado. Afinal, a era dos novos mundos da DC Comics já começou.