Sen Çal Kapimi: a dizi que bateu em nossas portas

Os dois atores protagonistas estão em pé, na frente de um fundo azul e entre um centro amarelo onde pode-se ler Sen Çal Kapimi. Hande está à esquerda, usando um vestido vermelho, e Kerem a direita, de terno preto. No canto esquerdo inferior tem o logo da emissora Fox e está escrito “Sen Çal Kapimi: o primeiro episódio é na quarta feira às 20 horas” e no canto esquerdo superior encontra-se o logo da empresa produtora da série, MY YAPIM.
Pôster de divulgação da dizi Sen Çal Kapimi (Foto: Reprodução)

Mariana Chagas 

Assim como no Brasil a família se reúne na frente das telas para assistir as tão famosas novelas, o que prende o público da Turquia na televisão são as diversas dizis. Uma mistura de novela com série, os programas que passam semanalmente tem uma duração média de duas horas por bölüm (episódio). Com a temática variando principalmente entre drama, comédia romântica e ação, as novelas turcas possuem um público alvo grande e bem variado. E, dentre tantas dizis, uma que se destacou dentro e fora da Turquia foi a engraçada e cativante Sen Çal Kapimi (Bata na minha porta).

A comédia romântica retrata a relação de amor e ódio entre Serkan Bolat, um arquiteto reservado e racional, e Eda Yildiz, uma estudante emotiva e explosiva. Os personagens tem uma química que apenas o carismático Kerem Bürsin e a tão talentosa e versátil Hande Erçel conseguem servir. O ator que participa simultaneamente em Aynen Aynen, outra comédia romântica, consegue facilmente tirar risadas de seus telespectadores, graças a sua atuação leve e natural. Já Hande Erçel, atualmente a atriz turca mais seguida no Instagram, atrai fãs por seu trabalho em todos os tipos de programa, de forma tão fascinante que é impossível não se apaixonar por suas personagens. 

Ambos os atores trabalham perfeitamente em construir um romance que leva os fãs às risadas e lágrimas ao mesmo tempo. Em uma nação conservadora como a Turquia, onde até cenas de beijo podem gerar multas à emissora, eles conseguem criar um amor provocante e um magnetismo profundo entre si, apenas com troca de olhares e diálogos envolventes. Tal química entre a dupla é tão grande que já levou até a boatos de uma possível relação deles na vida real, cujo fandom apelidou carinhosamente de Hanker.  

Hande, uma mulher branca de cabelo castanho até um pouco abaixo de seu ombro, e Kerem, um homem branco com barba e cabelo curto castanho, se encaram. Ambos estão a poucos centímetros de distância, ela usando um vestido azul claro e ele um terno preto.
Hande Erçel e Kerem Bürsin mostram a atração profunda entre os personagens em apenas um olhar (Foto: Reprodução)

Além dos dois, o resto do elenco também sabe fazer comédia como ninguém. Dentre os atores, Neslihan Yeldan, que faz o papel de Aydan Bolat, mãe preocupada e intrometida de Serkan Bolat, é sem dúvidas uma das melhores. A atriz faz a personagem que vai de uma das mais odiadas a uma das favoritas do fandom de Sen Çal Kapimi. Desde o seu passado trágico até o seu presente divertido, acompanhamos cenas dramáticas que nos levam a criar empatia pela matriarca, e cenas engraçadas onde suas feições unidas ao roteiro um tanto caótico da série garantem altas gargalhadas para quem estiver assistindo.

Sarp Bozkurt é outro ator que entrega as partes mais cômicas de Sen Çal Kapimi. O seu personagem, Erdem, é o assistente confuso e um tanto doido de Engin, melhor amigo e sócio de Serkan. Sarp consegue roubar a atenção em todas as sequências em que aparece, mesmo com suas poucas falas. O ator parece conquistar uma afinidade com todos do cast, mostrando naturalidade com qualquer parceiro de gravação. 

Não só os atores trabalham bem, mas os escritores, cinegrafistas e figurinistas ajudam a prender a audiência e fazer com que se sintam em Istambul, juntinhos aos queridos personagens. A escritora Ayşe Üner Kutlu, responsável pela maioria dos episódios até se despedir da série no capítulo 24, é amada por conta de seus scripts, que levam o casal principal de inimigos que fingem estar noivos à namorados que se apaixonaram fortemente de forma natural, provocativa e hilária. 

Já os cenários possuem uma paleta de cores claras e vivas que constroem bem a esfera alegre e aconchegante de onde se passa a história. Desde o escritório de Art Life, cujo o ambiente já foi usado em outra dizi chamada Dolunay, até a casa que Eda divide com sua tia e amigas, o azul claro e amarelo vibrante se destacam entre as outras composições visuais.

Quatro pessoas brancas, dois homens e duas mulheres, estão ao redor de uma mesa, parecendo concentradas. Ao fundo é possível visualizar uma sala com paredes amarelas.
Os personagens Engin, Piril e Selin que trabalham no escritório Art Life (Foto: Reprodução)

Os figurinos de Eda Yildiz, por sua vez, conseguem ser elegantes, divertidos e sensuais ao mesmo tempo. Marcada por usar principalmente vestidos, saias e shorts curtos, as roupas valorizam o corpo e a beleza de Hande, que ganhou o prêmio de Mulher Mais Bonita do Mundo em 2019, segundo o site norte-americano Top Beauty World. Geralmente coloridos, os figurinos representam bem o carisma e a bondade da personagem, ao mesmo tempo que captam a sua personalidade forte e autêntica.

E é com uma combinação de todos esses aspectos da dizi que Sen Çal Kapimi cresceu e vem crescendo cada vez mais. Em um período de streaming, onde tudo é lançado e imediatamente assistido em plataformas, ter um programa que traz de volta o frio na barriga e a ansiedade de esperar semanalmente por um novo episódio é algo especialmente único. Manter um público tão grande envolvido em um seriado não é fácil, mas Sen Çal Kapimi parece conseguir fazer isso perfeitamente. 

Deixe uma resposta