Kenan e Kel: pega um refrigerante de laranja, um ingresso da loteria, uma fantasia de mariposa e me encontra no zoológico

Foto da série Kenan e Kel. Kenan está a direita. Ele é um homem negro, de cabelos enrolados e usa uma jaqueta marrom. Ao seu lado está Kel, um homem negro com chapéu preto e camisa listrada. Kel toma um refrigerante no canudo. O fundo é azul.
Kenan, o cérebro da dupla, e Kel, o amante de refrigerante de laranja (Foto: Nickelodeon)

Marcela Zogheib

Em 2021, completam-se 25 anos da primeira vez que ouvimos “Kenan e Kel foi gravado nos estúdios da Nickelodeon na Universal Studios em Orlando, Flórida”. A série de dois adolescentes que entram diariamente em confusões e não se desgrudam de jeito nenhum estreou nos Estados Unidos no dia 15 de julho de 1996, e, apesar de ter feito sucesso na sua emissora de origem, conquistou grande parte do público brasileiro pelas reprises nas tardes da Globo, Band e SBT junto com Todo Mundo Odeia o Chris, Um Maluco no Pedaço e Eu, a Patroa e as Crianças.

Kenan Thompson e Kel Mitchel se conheceram em All That, um programa de humor estadunidense no mesmo estilo de Saturday Night Live, voltado para o público infanto-juvenil. Lá, contracenaram em diversas sketches e acabaram se aproximando nos bastidores, criando uma dinâmica que chamou a atenção de Kim Bass, produtor da série e criador de Kenan e Kel.

O seriado acompanha a vida de Kenan e Kel, dois jovens moradores de Chicago que, a cada dia, arranjam um novo problema. Onde eles vão, as confusões vão junto – seja fazendo uma festa no Rigby’s, mercado em que Kenan trabalha, matando por acidente o pássaro que estão de babá ou indo escondidos em convenções de quadrinhos. E apesar de todos os episódios terem mais ou menos a mesma fórmula, eles sempre conseguem divertir o público.

Foto da série Kenan e Kel. Kel está a esquerda, é um homem negro de cabelo bem rente e usa uma camisa flanelada rosa. Ao seu lado está Kenan, um homem negro de cabelos enrolados qhe usa um chapéu azul e jaqueta preta. Kel segura as orelhas de Kenan e, ao fundo, podemos ver uma cortina vermelha de teatro.
No episódio final da série, finalmente as cortinas se abrem para revelar todos os objetos aleatórios que Kenan pediu para Kel arranjar ao longo dos anos (Foto: Nickelodeon)

Além das usuais loucuras que inventam durante os episódios, uma marca registrada da série está no começo e no fim dos capítulos, onde a dupla sobe em um palco para conversar com a audiência, contar algumas histórias e bolar planos que nunca dão certo. E é nesse momento que conseguimos perceber o que tem de tão especial nesses dois amigos: o carisma. Kenan & Kel não é extremamente elaborada, os atores não são especialmente geniais, as histórias não são super originais, mas Kenan e Kel souberam abordar todos os temas com a maior naturalidade, por mais absurdas que sejam as situações.

No auge dos anos 1990, Kenan e Kel também traz participações especiais de figuras icônicas como Britney Spears, a princesa do Clube do Mickey interpretando ela mesma na sua era …Baby One More Time, e Linda Cardellini, a Velma do live-action de Scooby Doo antes ainda de estrelar Freaks and Geeks.

Essa é uma daquelas séries que, de tempos em tempos, a gente lembra e pensa “nossa, o que será que estão fazendo agora”, “será que ainda são amigos?”. Os atores seguiram seus caminhos individuais: Kenan Thompson voltou às raízes de programa de sketches e iniciou uma carreira longa que mantém até hoje no SNL, sendo dono do recorde de ator com mais tempo no ar e contracenando com grandes nomes da comédia como Amy Poehler, Maya Rudolph e Seth Meyers.

Foto da série Saturday Night Live. Kenan Thompson está no centro dela, com metade do corpo atrás de um carro azul. Ele é um homem negro de cabelo rente e usa um paletó cinza claro com gravata rosa.
Sem sua dupla dinâmica, Kenan ainda brilha na comédia (Foto: NBC)

O ator também recebeu duas indicações ao Emmy 2021. A primeira foi de Melhor Ator em Comédia pelo show Kenan, exibido pelo canal americano NBC. Além disso, também concorreu a Melhor Ator Coadjuvante em Comédia pela sua participação em diversos episódios da 46ª temporada de Saturday Night Live.

Já Kel teve um destino um pouco diferente. Apesar de continuar na vida de ator por algum tempo, sua trajetória fora das telas parecia interessar mais a mídia. O ator teve alguns problemas com alcoolismo, mas, atualmente, está recuperado, tendo até retomado mais o contato com Kenan e voltando para a Nickelodeon como produtor do reboot de All That.

Cena da série Saturday Night Live. Kenan e Kel está vestidos como os personagens Dexter e Ed. Kenan está a esquerda e usa capacete de proteção amarelo e uma camisa listrada vermelha. Kel está atrás de um balcão, vestido de camisa listrada branca, calça branca e um chapéu do restaurante.
Em Good Burger, Kenan e Kel interpretam Dexter e Ed, e, diferente da série, no filme eles tem sérios problemas para se entender e até demoram para se tornarem amigos (Foto: NBC)

Foi em 2016 que a dupla finalmente se reuniu depois de tanto tempo no The Tonight Show, apresentado por Jimmy Fallon – também participante de Saturday Night Live entre 1998 e 2004. Na ocasião, eles criaram uma sketch homenageando Good Burger, filme estrelado pela dupla em 1997 que conta a história de uma pequena lanchonete que, ao ser ver em perigo de fechar com o surgimento de uma grande franquia concorrente, inventa um molho secreto aclamado pelos clientes.

Olhando 25 depois, talvez Kenan e Kel não tenha sido a série mais inovadora ou mais memorável que já tenha passado na televisão, mas foi essencial e, com certeza, inspiração para muitas outras que vieram depois. Drake e Josh, Zoey 101, ICarly todas seguem modelos criados por essa série de dois caras muito doidos.

Deixe uma resposta