Carol Dalla Vecchia
Em 2000, Julia Quinn (pseudônimo de Julie Pottinger) dava um dos maiores passos de sua carreira como escritora ao lançar o primeiro livro da série Os Bridgertons. Mais tarde, ela seria mundialmente reconhecida como um dos maiores nomes no gênero romance de época, com seus diálogos efervescentes, personagens petulantes e intrigas polêmicas que estavam presentes desde O Duque e Eu, volume que dá início à coleção. Mesmo com tanto sucesso, foram necessários vinte anos para que a autora realizasse o sonho de ver sua obra adaptada para outras plataformas: a série Bridgerton chegou à Netflix em 25 de dezembro de 2020 e já divide opiniões.
Para falar sobre a nova produção original do serviço de streaming, é necessário se aprofundar no conceito entregue por Quinn em seus romances. São oito livros, cada um trazendo um relato separado dos oito irmãos Bridgertons se apaixonando. Eles podem ser lidos em sequência (minha recomendação) ou não, e depois que o leitor acabar todas as histórias, ele pode se deliciar com um nono livro. O último é um bônus de pequenos epílogos nos quais a autora fala o que aconteceu depois do ‘felizes para sempre’, além de se aprofundar na matriarca da família (basicamente, a própria autora escreveu fanfics sobre seus livros).
A irmã escolhida para ser a primeira protagonista é Daphne Bridgerton, a mais velha entre as filhas mulheres que sonha em seguir os passos de sua mãe, Violet: debutar na sociedade, casar-se por amor e constituir uma família com um bom número de filhos. No meio do caminho, ela encontra Simon Basset, o jovem Duque de Hastings que sonha em não se casar e jamais ter filhos. Como os dois encontram dificuldades para alcançar seus objetivos, eles decidem fazer um acordo que seria proveitoso para os dois lados, mas é claro que eles se apaixonam em um clichê de amor por conveniência e ambos os planos são destruídos.
Os outros livros da série seguem no mesmo formato, focalizando um casal principal e mostrando pequenos quadros do restante da família. Ao longo da leitura, isso traz benefícios, como o bom desenvolvimento do relacionamento entre os pares românticos, e malefícios, como o mau desenvolvimento dos irmãos mais novos, que não tem tanto espaço nas páginas das obras que os precedem. Particularmente, acredito que esse seja o motivo pelo qual os fãs tendem a preferir os primeiros cinco livros aos quatro últimos.
De toda forma, a série televisiva era esperada com altas expectativas, tanto pela aclamação dos livros, quanto por ser o primeiro projeto da produtora Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away with Murder) dentro da Netflix. A produção foi anunciada em 2018, sob a criação de Chris Van Dusen (que já trabalhava em parceria com Rhimes), e o elenco só foi divulgado um ano mais tarde, trazendo Phoebe Dynevor no papel de Daphne e Regé-Jean Page como Simon, o Duque de Hastings.
O roteiro fez algumas mudanças em relação à O Duque e Eu, o primeiro livro da série, transformando a jornada do casal principal em uma parte de um enredo mais complexo e que desenvolve os personagens ao redor. Nos livros, se o leitor quiser conhecer o Visconde Bridgerton, Anthony (Jonathan Bailey), é preciso ler o segundo volume. Na série, a dinâmica muda, fazendo com que o personagem seja construído desde o primeiro episódio. Assim, todos os irmãos que não tiveram uma boa evolução ao longo da trama agora podem ter seu espaço e crescer diante dos espectadores.
Além de Anthony, Benedict (Luke Thompson), Colin (Luke Newton) e Eloise (Claudia Jessie) também ganham tempo de tela, construindo personalidades mais verídicas e preparando o público para as próximas temporadas, que mudarão o foco da série cada vez que um Bridgerton se apaixonar. O único ponto negativo dessa introdução é que a série traz alguns spoilers dos livros ainda não adaptados, principalmente do quarto volume (Os Segredos de Colin Bridgerton), que tem uma de suas principais reviravoltas reveladas.
Porém, a família Bridgerton não é a única com melhorias na série. Alguns personagens que não existiam nos livros foram adicionados, como a Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) e outros tiveram suas histórias alteradas para trazerem discussões mais variadas, como Marina Thompson (Ruby Barker) e Siena Rosso (Sabrina Bartlett). Outros ganharam aprofundamento em personalidades que não podiam ser tão exploradas dentro das páginas originais, como as mulheres da família Featherington e Lady Danbury (Adjoa Andoh).
Lady Whistledown (originalmente narrada por Julie Andrews) também se torna um ponto focal do enredo, com Eloise Bridgerton tentando descobrir sua verdadeira identidade. Ela é uma mulher que usa esse pseudônimo para escrever um jornal de fofocas e bagunçar a temporada social, num estilo Gossip Girl de época. Nos livros, trechos de suas colunas aparecem como epígrafes no começo de cada capítulo e sua personalidade só é explorada no quarto volume, entretanto, na série ela se torna uma peça influente e fundamental para a reputação dos protagonistas.
Como pode ser notado, há uma pluralidade de vozes femininas que estão em evidência dentro do seriado. O protagonismo feminino é um fato que foi muito elogiado pela crítica, juntamente à representatividade de pessoas negras e asiáticas dentro da sociedade britânica. Tudo se potencializa com a figura prestigiada da Rainha Charlotte, que historicamente era descendente de africanos e que na série tem mais força e significado do que o próprio rei.
Mesmo com o avanço dentro de debates atuais e necessários, a série ainda se perde um pouco em seus posicionamentos. Em alguns pontos é possível perceber falas que não se encaixam no contexto idealizado do gênero: os livros de época naturalmente são romantizações de um momento histórico.
Por isso, não vemos pessoas amputando pernas apenas porque bateram o dedinho no pé da cama, como poderia acontecer antigamente. Mas também, vemos coisas que estão muito distantes da verdade daquele período: como alguns figurinos usados pelas atrizes da série, cenários extremamente coloridos e artificiais, e cenas que mereciam uma classificação indicativa para maiores de dezoito anos (tirem as crianças da sala antes do sexto episódio, Farfalhar).
As condições de romance de época nas quais a produção televisiva está embasada fazem com que discursos valorosos se percam, e a série continue sendo um conteúdo de entretenimento acima de qualquer reflexão. Isso pode ser considerado positivo ou negativo, tudo depende do que o espectador está buscando.
Em síntese, a primeira temporada de Bridgerton é uma expansão do universo criado dentro dos livros e uma atualização de perspectivas sobre o gênero. Sempre haverá fãs dos livros que ficaram chateados com a adaptação, no entanto, é preciso reconhecer que foi alcançado o objetivo de trazer essa amada família para as telas. A série literária já havia conquistado milhões de corações, e agora essa nova plataforma abre oportunidades para que os Bridgertons sejam plenamente conhecidos através do mundo. Assim como cada um dos irmãos, você também pode se apaixonar.