The Highlights: uma aula de marketing para além do fim de semana

Capa do CD The Highlights. Fotografia quadrada com fundo preto. O perfil de The Weeknd está localizado no centro do quadro. Um homem negro de cabelo crespo. Ele veste um paletó vermelho vivo, cravejado de brilhantes. A luz é quase inexistente, iluminando principalmente sua testa, nariz e queixo e fazendo o contorno de seu corpo. Na parte superior está escrito: The Weeknd, The Highlights, tem o selo da gravadora e as músicas do álbum.
Capa do álbum The Highlights – The Weeknd, a própria personificação de poder (Foto: Reprodução)

Juliana Silveira Pollato 

Às vésperas do Super Bowl LV, The Weeknd lançou o álbum The Highlights. Esse trabalho, como o próprio nome diz, relança ao público as músicas que marcaram a sua brilhante carreira musical. Abel – nome de batismo do canadense – compilou sucessos desde sua mixtape House of Balloons até seu último álbum After Hours, ainda contando com músicas de parcerias grandiosas com Ariana Grande e Kendrick Lamar.

Se há uma coisa que o cantor e sua equipe entendem é marketing. O show do intervalo do Super Bowl promove uma projeção gigantesca do artista devido a sua grande audiência, tanto nos Estados Unidos, quanto mundialmente. Para quem teve sede do cantor de Blinding Lights após o evento e procurou pelos últimos lançamentos dele, encontrou canções selecionadas de todas as suas eras em um único álbum.

O GIF contém um trecho do show do intervalo realizado por The Weeknd no Super Bowl. Por uma vista panorâmica, o cantor - vestindo um terno vermelho vivo, cravejado de brilhantes e cabelo black - aparece sozinho no topo performando, enquanto o estádio e os fogos de artifício compõem o fundo da imagem.
O patrão botando para quebrar no Super Bowl Halftime Show (GIF: Reprodução)

The Weeknd se mantém fiel aos conceitos de cada trabalho. Mesmo trazendo músicas de anteriores ao After Hours, a capa deste novo álbum é composta por sua figura vestindo o icônico terno vermelho utilizado no clipe de Save Your Tears e na própria apresentação no intervalo do Super Bowl.

Abel pode até criar um curso de marketing para a colega de apresentação da passarela da Victoria ‘s Secret, Lady Gaga. Apesar de ser fã número 1 da cantora, entender toda sua relevância na indústria e admirar profundamente toda sua carreira, é importante reconhecer os pontos fracos existentes em suas estratégias de marketing.

Gaga, em menos de um ano do lançamento do primeiro single do Chromatica, já parece ter abandonado seu aclamado trabalho. Enquanto isso, o reizinho do Super Bowl LV está fazendo o impecável After Hours render desde novembro de 2019, quando lançou Heartless e dois dias depois, o maior sucesso do álbum: Blinding Lights.

Descrição: Do lado esquerdo, a cantora Lady Gaga - aparece com um vestido verde de tafetá de seda, máscara exótica vermelha queimada/preta com dois chifres, com o cabelo platinado, longo e praticamente liso, ela também tem como acessórios: diversos anéis dourados, um bracelete no braço esquerdo e colares dourados - segurando com a mão direita um dos seus 5 prêmios no VMA 2020. Do lado direito, o cantor The Weeknd usando blazer vermelho, camisa, gravata e luvas pretas; cabelo crespo com penteado black, rosto maquiado com alguns ferimentos na área da boca e nariz. Ele segura o prêmio do VMA com as duas mãos pendendo para o seu lado direito.
À esquerda a Mama Monster e à direita o Starboy, ambas fotos tiradas na VMA 2020 (Foto: Reprodução)

Voltando ao primoroso The Highlights, entre as faixas há 5 músicas da era  After Hours, disco que traz referências dos anos 80, construindo assim a vibe R&B alternativa de Abel, a combinação perfeita que aquece o coração. Ao mesmo tempo que as canções passeiam por aspectos oitentistas por seus sintetizadores e efeitos, elas também tratam sobre dor, solidão, angústia e sofrimento amoroso. E o trabalho audiovisual, lapidado, serviu videoclipes com muito conceito, mostrando que The Weeknd não traz mais um álbum que resgata a estética dos anos 80, mas sim o  melhor do ano dentro dessa proposta, é incontestável!

Pray For Me e Love Me Harder apresentam uma versão um pouco diferente do cantor. A primeira é impossível de ser dissociada de Pantera Negra, até por essa parceria de peso com Kendrick Lamar fazer parte da trilha do filme e culminar de todas as formas, tanto em letra, vocal e instrumental às temáticas de perda, lealdade, sacrifício e redenção. Já a segunda se trata de uma colaboração de The Weeknd no álbum My Everything da cantora Ariana Grande . Essa parceria de grande sucesso trouxe à humanidade a harmonização perfeita de duas das maiores vozes da indústria musical.

Abel dá frescor às estéticas retrôs muito antes de After Hours. Em Can’t Feel My Face há um resgate do pop dos anos 90, e o cantor ainda teve seus vocais neste trabalho comparados aos de Michael Jackson. Além dessa canção, a coletânea de hits conta com mais 4 elegantes faixas do álbum Beauty Behind The Madness, 4 do sensacional Starboy, 1 do EP My Dear Melancholy, e 2 da mixtape House of Balloons.

“Estou com medo de sentir sua falta

Acontece toda vez

Eu não quero esse sentimento

Eu não consigo lidar com o amor

Tento encontrar razões para nos separar

Mas não está funcionando porque você é perfeita”

The Weeknd em Die For You

É espetacular a forma que The Weeknd imprime verdade em seus trabalhos.  Desde a escolha de seu nome artístico até o resultado final de seu álbum, incluindo até a forma que se expõe nas redes sociais. The Highlights traz uma diversidade de músicas que possuem a mais pura essência de Abel: um cara misterioso que nos dá material suficiente para criar 1001 teorias acerca de suas canções e vida, mas ao mesmo tempo, sensível às dores e melancolia da vida. Essa coletânea é como um suco feito por diferentes frutas, que trazem muitas vitaminas e nutrem a alma.

Deixe uma resposta