Larissa Vieira
Toca (Burrow) é mais uma das produções SparkShorts do Disney+, a série de curtas-metragens de animação independentes, criada por funcionários temporários dos estúdios Pixar. A produção conta a história de uma aventureira coelhinha que procura cavar a toca ideal para ela morar, porém, ao se deparar com vizinhos, ela decide ir explorando cada vez mais a fundo até que se mete em problemas e tem que recorrer a pedir ajuda à quem ela estava fugindo.
A animação encanta ao trazer a mensagem de que não há por que ter vergonha ao pedir ajuda. Em tempos de isolamento social, ver alguém buscando a solidão dói como nunca doeu antes, porém é ainda mais prazeroso ver a coelhinha recorrer ajuda e encontrar apoio no próximo. Toca ainda mostra muita determinação e garra da jovem que faz de tudo para conquistar seu objetivo, mostrando toda sua resiliência, que se torna ainda mais forte com o apoio dos outros animais, que crescem ao lado da protagonista.
A animação do Disney+ foi escrita e dirigida por Madeline Sharafian ao lado do produtor Mike Capbarat, inspirados em desenhos de livros infantis; por isso, Burrow é rico em detalhes, até nas minúsculas tocas de formigas. As cores da obra também remetem a esse universo dos livros, o que faz com que a animação se torne uma agradável e inspiradora história de dormir para crianças.
Produzida somente em 6 meses, Toca ainda conta com elementos de uma nova era de curtas da Pixar, em 2D, mais próximos de esboços reais, afastando-se do traçado computadorizado do 3D, conhecido de antigos curtas vencedores do estúdio como O Avião de Papel (Paperman) e Bao.
Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Curta-Metragem de Animação, a produção desponta na lista por ser uma produção dos estúdios Pixar e inovar, em partes, em seus desenhos, porém disputa ao lado de favoritos como o popular If Anything Happens I Love You, da Netflix e os grandes vencedores de prêmios internacionais Yes-People e Genius Loci.
Apesar do grande destaque, Burrow ainda é uma produção pop, voltada para o público infantil, bem reconhecida pela Academia por seus traçados, um enredo interessante e pertencer ao famoso universo Pixar. Porém, a animação fica devendo por não passar sua mensagem de forma mais real e, menos “colorida”, como nos curtas concorrentes. Cenário que pode ser analisado nas demais premiações, que indicaram e premiaram mais os trabalhos da Netflix e Genius Loci, por exemplo, por esses fugirem do popular, infantil e de fácil compreensão.
A mensagem maior por trás do filme também é ainda rasa e não inovadora, já que o trabalho em equipe já foi contado por outras produções do estúdio, porém a forma como foi explorado é o que dá destaque à obra, além de nos fazer refletir, em meio à uma pandemia mundial sobre o isolamento. Portanto, Toca (Burrow) é bem desenhada e passa um recado às crianças, mas ainda é mais uma das produções da Pixar, sem muita inovação, porém com muita popularidade já que carrega seu nome.