Marcela Zogheib
Spice Girls, TLC, Destiny’s Child, o que não faltava nos anos 90 eram girlbands para a gente admirar e sonhar com um reencontro. A série Girls5eva traz essa realidade para o grupo fictício de mesmo nome e conta a história dos dias atuais de quatro mulheres que um dia fizeram muito sucesso com seu grupo musical, mas hoje vivem realidades bem diferentes.
As protagonistas são Dawn (Sara Bareilles), Wickie (Renée Elise Goldsberry), Gloria (Paula Pell) e Summer (Busy Philipps). Vinte anos depois da separação, quando um rapper usa o maior sucesso delas, Famous 5eva, como sample para seu novo lançamento, o grupo se reencontra e resolve dar mais uma chance para a vida na Música. O grande empecilho que encontram na busca pela realização de seus sonhos é simples, aos 40 anos, o mundo não é mais o mesmo de quando faziam sucesso. Agora, com novas rotinas que incluem empregos, filhos e famílias, conciliar uma carreira musical se mostra muito mais complexo do que poderiam imaginar.
O elenco é um dos principais destaques da série e as quatro protagonistas agregam muito para o desenvolvimento das personagens. Sara Bareilles, intérprete de Dawn, tem uma familiaridade especial com a história de sua personagem, e quem assistia MTV vai lembrar imediatamente do seu rosto pela música Love Song, que não saía dos programas de ranking da época, mas depois disso ela ficou sumida até esse retorno com a estreia da série.
Busy Philipps já é um rosto conhecido da Comédia, com atuações no filme As Branquelas e na série Community, a sua participação traz muita verdade na interpretação de uma personagem essencial para a trama e conhecida na cultura pop, a que não superou a fama e na primeira oportunidade está pronta para voltar a buscar o sonho. Paula Pell também já tem carreira no meio, fez parte do elenco do programa estadunidense Saturday Night Live em meados dos anos 70 e participou de episódios da série 30 Rock, estrelado pela produtora de Girls5eva, Tina Fey. Aqui ela é quem traz as cenas mais divertidas do show, muitas vezes carregando o humor da série nas costas.
Talvez o rosto mais conhecido do elenco principal seja Renée Elise Goldsberry, intérprete de Elizabeth Schuyler no musical Hamilton, pelo qual está concorrendo ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Antologia ou Telefilme. A personagem Wickie foi uma grande surpresa para quem é fã da atriz, ao vê-la em um papel tão diferente dos que ela costuma apresentar.
A série conta com participações de grandes nomes da Televisão, incluindo Andrew Rannells, Dean Winters, Stephen Colbert e Tina Fey, no papel de Dolly Parton. Outro ponto de grande destaque de Girls5eva são as músicas. Cada uma das faixas contém inúmeras inspirações e segredos em suas composições, contando histórias através das letras e trazendo referências tanto da atualidade quanto da cultura musical dos anos 90.
Esse ano, a série original do Peacock está concorrendo ao Emmy de Melhor Roteiro em Comédia, indicação creditada à criadora Meredith Scardino, que já trabalhou como roteirista em Mr. Mayor, Unbreakable Kimmy Schmidt e Colbert Report, essa última pela qual recebeu 4 Emmys na categoria Roteiro em Série de Variedades. Com Girls5eva, ela concorre pelo Piloto.
O final da série, de apenas 8 episódios, deixa pontos a serem resolvidos em uma próxima temporada. Mas, apesar de trabalhar bem as referências da época em que para ouvir seu grupo favorito era necessário ter um Discman, e das composições do Girls5eva grudarem na cabeça como toda boa canção dos anos 90, as temáticas abordadas sobre a vida e carreira de mulheres acima dos 40 anos, embora importantes, são abordadas de forma um pouco batida, sem muitas inovações.