Henrique Marinhos
A cantora, compositora e produtora Rosalía nasceu em Sant Esteve Sesrovires, na Catalunha, em 1992 e se tornou um fenômeno da música pop com o lançamento de seu segundo álbum, El mal querer, há 5 anos. A obra conceitual mistura elementos do flamenco, pop e urban com vocais e visuais esplendorosos e surpreendentes para um projeto de conclusão de curso na Escola Superior de Música da Catalunha.
A sonoridade das músicas foi criada a partir das influências de outros gêneros literários, como a poesia, que é evidente nas letras e fazem parte de concepção artística que vai além da história em si, questionando se realmente aprendemos algo ao longo do tempo e explorando o mal querer. Em 11 capítulos inspirados na literatura de um autor desconhecido, a cantora expõe a narrativa de uma mulher humilhada em seu relacionamento, através de temas como violência doméstica e machismo.
O sucesso do álbum permitiu que Rosalía alcançasse reconhecimento internacional, levando de cara quatro estatuetas de Álbum do Ano, Melhor Álbum Pop Vocal Contemporâneo, Melhor Arte Visual e Melhor Engenharia de Gravação no Grammy Latino, e, no ano seguinte, El mal querer também ganhou o Grammy Awards como Melhor Álbum Alternativo. O lançamento atraiu não apenas os fãs de flamenco, mas também fãs do pop em geral. No entanto, gerou polêmica e certa rejeição da comunidade gitana espanhola, devido a queixas de apropriação cultural do gênero e sobre seu pertencimento ou não na música latina enquanto cantora espanhola, tema discutido há eras.
As músicas de Rosalía misturam elementos tradicionais e modernos, mas às vezes tendem mais para a tradicionalidade. Consequentemente, parte das faixas não tem tanto reconhecimento quanto às principais e as mais conhecidas seguem o padrão da indústria popular, como MALAMENTE (Cap.1: Augurio), que a lançou ao estrelato. Com uma batida forte e envolvente, misturando elementos do flamenco com o pop e o urbano, a canção entrou para a lista da Billboard de músicas que definiram a década.
Em contrapartida, RENIEGO (Cap.5: Lamento) e BAGDA (Cap.7: Liturgia) são baseadas em uma melodia clássica do gênero espanhol e apresentam uma produção mais minimalista do que outras. Sua composição tem elementos mais suaves e menos percussivos, que não foram tão aceitas pelo público geral por serem vistas como simples ou monótonas, mas sem dúvidas são composições muito bem-vindas na obra como um todo.
Alguns membros da comunidade espanhola gitana acusaram a artista de se apropriar do flamenco, uma expressão artística típica de populações marginalizadas na Espanha, e de não respeitar a tradição e a cultura de seu povo por dar uma nova roupagem ao gênero, incorporando-o a outros. Além disso, eles também viram sua obra como uma tentativa de comercializar o estilo para um público mais amplo, o que dilui a autenticidade e a essência do gênero musical.
No entanto, outra visão é de que a cantora traz o flamenco para um público mais jovem e diverso, ajudando a expandir a audiência do gênero musical e mantê-lo vivo para as gerações futuras, com “máximo respeito”, como a ela se pronunciou em entrevista à GQ. As polêmicas se difundiram novamente no lançamento de seu último álbum, Motomami, de 2022
El mal querer é inspirado no livro Flamenca, um romance medieval de um autor desconhecido que narra a vida de uma jovem casada com um homem que enlouquece de ciúmes e a acaba encarcerando em uma cela. Nas músicas, por exemplo, seus títulos seguem as denominações do livro: CAP. 1. AUGURIO – Malamente, CAP. 3. CELOS – Pienso en tu mirá, CAP. 4. DISPUTA – De aquí no sales e CAP. 7. LITURGIA – Bagdad.
Algumas das citações mais marcantes de El mal querer que ajudam a basear sua formação e influências em poucas palavras incluem “Aquele pedacinho de vidro quebrado, eu senti como rangia antes de cair no chão, já sabia que ia se quebrar” e “Não permito que nenhum homem dite minha sentença“. O trabalho de Rosalía inspirou muitos outros no sentido acadêmico, com muitas citações e análises de sua obra sendo disponibilizados em sites de pesquisa.
Através de uma relação íntima e perigosa com o lírico e gêneros não tão conhecidos ou aceitos popularmente, Rosalía se arriscou no que poderia ter sido apenas uma conclusão de sua graduação. Ela também gerou polêmica quanto sua suposta reinvenção do flamenco, desafiando o status quo cinco anos atrás e catapultando sua carreira ao reconhecimento mundial do atual cenário da indústria
Com El mal querer, Rosalía conseguiu não apenas conquistar prêmios e reconhecimento internacional, mas também provocar reflexões sobre temas como o amor, a violência, a liberdade e a identidade feminina, se fazendo um exemplo de como a arte pode ser transformadora e inspiradora para as novas gerações. Além disso, também reivindica seu espaço como uma das vozes mais interessantes da música contemporânea, não se limitando a seguir padrões estabelecidos, inovando e experimentando novas formas de expressão e da própria Arte, feitos incomuns para um TCC.