Há 5 anos, AURORA despertava em nós um encanto com sua voz angelical

Fotografia da capa do álbum All My Demons Greeting Me As A Friend, da cantora AURORA. A foto tem um fundo escuro com leves manchas esbranquiçadas. E no centro está a cantora, uma mulher branca de cabelos loiros e curtos. AURORA está de olhos fechados, como se estivesse dormindo, enrolada em bandagens e possui grandes asas em tons de marrom, como de uma mariposa.
Em 2016, AURORA provou em seu álbum de estreia como a música pode nos ajudar a entrar em contato e compreender nossas próprias emoções (Foto: Decca Records)

Gabriel Brito de Souza

Depois de entrar para o cenário musical em 2014, AURORA manteve presente o forte estilo indie com um pouquinho do gênero pop em seu álbum de estreia All My Demons Greeting Me As A Friend. Mesmo com a insistência da gravadora para que escrevesse novas composições em vez de reaproveitar suas antigas letras, AURORA foi flexível na hora de selecionar as faixas e conseguiu produzir um disco encantador que conquistou o público. Trazendo um título meio obscuro, a artista quis se referir às emoções mais profundas que todos possuem, mas têm medo de expressar – nos mostrando a conexão que há entre os sentimentos com as nossas almas.

Apenas para situar aqueles que não a conhecem, Aurora Aksnes, conhecida artisticamente como AURORA, desde criança foi apaixonada pela música e, com incentivo da mãe, descobriu que, através dela, podia ajudar as pessoas a compreenderem suas próprias emoções. Foi então que, em 2012, a cantora e compositora norueguesa lançou seu primeiro single, Puppet. Mas, foi somente em 2015 que ela ganhou espaço na indústria musical com Runaway, a primeira faixa de seu álbum debut, disparando nas plataformas de streaming por todo o mundo. 

Ao longo de sua crescente carreira musical, AURORA conta ainda com seis prêmios, além de participações em grandes festivais, como o Coachella e Lollapalooza. A artista também possui trabalhos na composição de trilhas sonoras, como em Frozen II, e recentemente na animação indicada ao Oscar 2021, Wolfwalkers, com a adaptação da música Running With The Wolves. Focada na produção de seu quarto álbum, com a primeira faixa Exist For Love já lançada, atualmente AURORA está buscando reviver as conexões com suas músicas, nos convidando para celebrarmos os 5 anos de All My Demons Greeting Me As A Friend.

Fotografia do álbum All My Demons Greeting Me As A Friend, da cantora AURORA. A foto tem um fundo escuro com grande foco de iluminação ao centro, onde está a cantora, uma mulher branca de cabelos loiros e curtos, e olhos azuis. AURORA está vestindo um longo vestido bege com detalhes em marrom. Ela está sentada dentro de uma grande cúpula de vidro. E junto com ela estão três borboletas de tons branco, marrom, laranja e amarelo.
Durante o ensaio fotográfico para o álbum, AURORA aproveitou para mostrar em detalhes sua paixão por borboletas, que são, para a cantora, símbolo do amadurecimento (Foto: Decca Records)

Seu primeiro álbum, lançado em 2016 pela Decca Records, recebeu grande aclamação dos críticos. No Metacritic, um dos maiores portais de crítica do entretenimento, que atribui uma classificação de até 100 pontos, All My Demons Greeting Me As A Friend foi bem classificado com uma pontuação média de 80 pontos. Mas, tamanho sucesso deve-se pelo trabalho espetacular de AURORA com suas composições enriquecidas de sentimentalismo que emocionam nossos corações, começando pela faixa de introdução do disco, Runaway. Os toques graves misturados à voz suave da cantora ecoam juntos, transmitindo comoção e beleza ao mesmo tempo.

Em contrapartida, temos o single Conqueror, que pode ser considerado o mais animado de todo o disco, dando uma quebra no estilo mais acústico da cantora. Inclusive tamanha animação fez com que este single conquistasse uma vaga entre as faixas que compõem o game FIFA 2016. E, entre as músicas com sons mais vibrantes, também está I Went Too Far. Sua sonoridade crescente de um ar sombrio para uma sensação mais alegre é acompanhada de batidas mais electro pop, sendo também um diferencial entre as características produções de AURORA. 

Mas, voltando para sua típica vibe musical, Under The Water  e Through The Eyes Of A Child transitam entre tons mais melancólicos e sensíveis que refletem sobre nossa ingenuidade diante o amor, e o medo que temos sobre nossas próprias emoções. Já em Warrior e Home, AURORA nos mostra que mesmo tudo parecendo estar perdido, precisamos buscar forças e ter esperança em nossos corações, para encontrarmos paz e luz em meio a escuridão. Sempre tocando no emocional dos ouvintes, suas canções transmitem a mensagem de que algo mal, ainda pode ser transformado em bondade.

Fotografia do álbum All My Demons Greeting Me As A Friend, da cantora AURORA. A foto tem o fundo de um céu nublado, e ao centro está a cantora, uma mulher branca de cabelos loiros e curtos, e olhos azuis. AURORA está vestindo um longo vestido bege com detalhes em marrom. Ao seu lado esquerdo há um urso polar branco, e voando sobre ele está uma borboleta de tons alaranjados. Ambos estão caminhando nas margens de um rio, onde aparecem pequenos peixes de cor cinza, no canto inferior esquerdo da imagem.
Desde suas primeiras produções, AURORA sempre teve a preocupação de ressaltar suas críticas aos malefícios dos impactos ambientais e defesa a preservação da natureza (Foto: Decca Records)

Uma característica comum do disco é que mesmo as canções parecendo um pouco destoantes de uma transição para outra quando começamos a ouvi-las, elas de alguma maneira mágica acabam tomando forma com pegadas mais melódicas e produções surpreendentemente fortes. Durante toda a sua carreira, AURORA nunca deixou de esconder o grande valor que deposita na ligação humana com a natureza. Para a cantora, esse vínculo é o que nos torna vivos, e por isso precisamos preservá-la – sem ela não podemos sentir e nem existir. Essa é uma filosofia que a artista faz questão de acrescentá-la em suas produções.

All My Demons Greeting Me As A Friend, que possui 12 faixas, ainda conta com uma versão Deluxe, onde foram adicionadas versões acústicas e remix de Murder Song (5, 4, 3, 2, 1) e Running With The Wolves. O álbum é um belo fenômeno musical, que fala principalmente sobre sentimentos e como experiências ruins do passado podem se tornar boas memórias. Como dito pela própria cantora, muitas de suas músicas nem sempre são sobre suas vivências, mas são sobre histórias que precisam ser compartilhadas. Este álbum é uma demonstração esperançosa da AURORA, de que suas composições tenham algum significado para as pessoas e que as façam sentirem algo, sem terem medo disso.

Deixe uma resposta