5SOS5: a música é o quinto integrante da 5 Seconds of Summer

Capa do álbum 5SOS5, da banda australiana 5 Seconds of Summer. A imagem imita cadas de papel: a primeira, é rosa claro, e possui recortes no formato da silhueta dos quatro integrantes do grupo. A segunda camada possui um gradiente de azul e vermelho, e preenche o espaço deixado pela primeira camada.
Em 5SOS5, a banda australiana reflete sobre a vida, o amor e a amizade (Foto: BMG Management)

Laura Hirata-Vale

Eu tenho os melhores amigos neste lugar” é a frase que resume o que é a 5 Seconds of Summer. Amigos desde a escola, Luke Hemmings, Calum Hood, Michael Clifford e Ashton Irwin começaram a trajetória do grupo com covers publicados no YouTube em 2011, na cidade de Sidney. Em Setembro de 2022, a banda australiana lançou o seu quinto álbum de estúdio, 5SOS5, que mostra toda a evolução e maturidade adquirida pelo quarteto durante mais de uma década de carreira.

Foram quase dois anos de uma separação forçada pela Covid-19, suspensão de shows e muita reflexão. Por isso, o disco é uma renovação para o grupo. Depois de ser marcada pelo lançamento do complexo e sentimental CALM, logo no começo da pandemia, a 5 Seconds of Summer mostra como mudou durante o período de isolamento social. O lançamento de dois projetos solos de seus integrantes – Superbloom, do baterista Ashton Irwin, e When Facing The Things We Turn Away From, do vocalista Luke Hemmings –, e a saída da gravadora Interscope Records e o ingresso na BMG Rights Management, que gerencia outros cantores como Louis Tomlinson e Rita Ora, mostraram como a banda adquiriu mais liberdade e independência. 

Foto da banda australiana 5 Seconds of Summer.Na imagem, podemos ver os quatro integrantes deitados em um chão quadriculado, coberto por confetes azul-escuros, brancos e roxos; ao lado de alguns instrumentos musicais. O primeiro é Michael Clifford, um homem branco que usa uma camiseta branca, uma camisa xadrez vermelha e preta, uma calça preta e tênis branco. O segundo é Ashton Irwin, um homem branco que usa uma regata branca, uma calça verde, e está com os pés descalços. O terceiro, é Luke Hemmings, um homem branco que usa um terno amarelo, uma camisa azul-claro, e botas pretas com solado vermelho. O quarto é Calum Hood, que utiliza uma camiseta branca, uma saia xadrez branco e preta, e um coturno preto.
Em 2021, a 5 Seconds of Summer comemorou seus dez anos com o show The 5 Seconds of Summer Show – A 10 Year Celebration (Foto: Andy Deluca)

O quinto álbum é responsável por sintetizar toda a evolução musical que a banda adquiriu ao longo dos anos. Os dois primeiros discos foram marcados pela presença do pop punk que, lentamente, foi se tornando um pop rock cheio de guitarras, baixos e baterias. 5SOS5, por sua vez, consolida o gênero e ainda adiciona mais variações de sons aos clássicos, como sintetizadores, pianos e cordas. A mudança de estilo musical, ao mesmo tempo que consegue atingir mais pessoas, deixou alguns fãs saudosistas sentindo falta do passado; principalmente quando se fala da parte do fandom mais antigo, que acompanha a banda desde seus primórdios.

O quarteto dá um show de vocais: a maior parte das músicas possui Hemmings como o vocalista principal, mas, diferentemente do passado, muitas partes são cantadas pelos três outros integrantes, fazendo o trabalho ter uma harmonia bela e equilibrada. Além disso, o guitarrista Michael Clifford canta inteiramente a faixa Emotions. Com frases como “Não se importe comigo, só estou me sentindo meio quebrado, meio quebrado, se precisar de mim, estarei aqui com minhas emoções, minhas emoções”, a canção é uma das mais tocantes, íntimas e sensíveis do disco todo.

Clifford também teve um destaque diferente durante o álbum: ele foi o responsável por boa parte da produção do projeto. Por causa da mudança para a BMG, a banda teve mais liberdade para criar, produzir e escrever, e assim, 5SOS5 possui uma variedade de sonoridades, sentimentos e ritmos, indo de músicas reflexivas e cheias de energia para canções com temas tristonhos, chegando até em odes à amizade e ao companheirismo.

Direto de uma caixinha de música, Older mostra todo o romantismo da 5 Seconds of Summer. O single tem os vocais de Hemmings e sua noiva, a cantora-compositora Sierra Deaton, conhecida pelo hit Little Do You Know. Em uma canção melódica, melancólica e até dolorosa, a dupla canta sobre a paixão e o pesar causado pela perda do amor da vida. Com versos poéticos e bem pensados, como “Em seu vestido de noiva cor de cocaína”, “Minha querida devota delicada” e “Eu sempre estarei sangrando amor” podemos ouvir, sentir e entender a dor e a angústia que o eu-lírico sente. A música é como uma carta de despedida, em que cada palavra escrita possui uma enorme carga sentimental.

Com a flexibilização das medidas protetivas contra a Covid-19, o lançamento de 5SOS5 fez com que a banda realizasse ações que não pôde fazer com o quarto álbum. O primeiro single, Complete Mess, foi lançado simultaneamente com o seu videoclipe, no começo de Março de 2022. Ao longo do tempo, a era ganhou outros cinco singles e mais quatro vídeos. Houve também, no dia em que o disco foi liberado, o show especial The Feeling of Falling Upwards: One Night Only realizado no Royal Albert Hall, uma sala de espetáculos emblemática de Londres, como uma celebração aos dez anos de carreira, ao álbum novo e à volta aos palcos. 

Imagem da banda 5 Seconds Of Summer no palco, durante a turnê Take My Hand. Mostra os quatro integrantes tocando instrumentos. Michael Clifford aparece à esquerda, de costas, tocando guitarra. Luke Hemmings aparece ao centro, tocando uma guitarra vermelha. Atrás dele, Ashton Irwin aparece, tocando bateria. À direita, Calum Hood aparece de costas, tocando baixo.
Após a pandemia, a era 5SOS5 foi marcada pela Take My Hand Tour, turnê que passou pela América do Norte, Europa e Austrália (Foto: BMG Management)

Com o retorno dos shows, o grupo já está confirmado em dois festivais de música: o Tecate Pa’l Norte, no México, e o When We Were Young, nos Estados Unidos. Em relação a outros planos, há a especulação de que Ashton estaria trabalhando em seu segundo projeto solo. É interessante ver como a banda cresceu desde o seu terceiro álbum, Youngblood, o responsável pelo primeiro bilhão de streams de uma canção do quarteto. Em 5SOS5, podemos ver uma 5 Seconds of Summer mais madura, adulta e que se sente confortável em experimentar novos estilos, sons e ritmos. 

Depois de tanto tempo esperando por novidades, os corações da fanbase ficaram “em um liquidificador emocional” e quase pararam por causa das dezenove músicas que compõem o disco. E, de um jeito cheio de carinho, afeição e celebração, a 5SOS vai conquistando seu espaço no cenário musical enquanto acha seu lugar no mundo. Sem esquecer de suas raízes e fazendo questão de voltar ao “nascer do sol em Sydney”, o grupo também mostra como o quinto integrante da banda é a junção da Música com os fãs.  

 

Deixe uma resposta