Júlia Paes de Arruda
Não há dúvidas quanto ao sucesso das histórias emocionantes envolvendo o mundo de Harry Potter. O quarto filme da saga britânica, Harry Potter e o Cálice de Fogo, já deixa isso claro 15 anos atrás, quando faturou mais de 100 milhões de dólares em apenas três dias em cartaz nos Estados Unidos. É plausível dizer que essa conquista não veio dos novos cortes de cabelos que os atores, como Daniel Radcliffe e Rupert Grint, adotaram na época. Na verdade, é a partir desse filme que a trama mais sombria adentra no universo mágico com a chegada de Lord Voldemort.
Como já se é esperado, o novo ano em Hogwarts não é passível de tranquilidade. Dessa vez, a Escola de Magia e Bruxaria foi escolhida para sediar o Torneio Tribruxo, um evento lendário que seleciona alunos para competir tarefas mágicas. Além da escola de Harry, a Academia de Magia Beauxbatons e o Instituto Durmstrang participam juntamente nessa competição.
Como o próprio nome diz, um aluno de cada escola é escolhido para disputar a Taça Tribuxo. Os nomes cuspidos pelo Cálice de Fogo para Beauxbatons e Durmstrang são, respectivamente, Fleur Delacour (Clémence Poésy) e Viktor Krum (Stanislav Ianevski). Em Hogwarts, Lufa-Lufa é a casa (finalmente) destacada graças a participação do gentil e encantador Cedrico Diggory (Robert Pattinson). Porém, esses ‘cinco minutos de fama’ são deixados de lado quando o Cálice misteriosamente seleciona mais um integrante para o torneio. Obviamente, Grifinória recebe os holofotes quando Dumbledore grita o nome de Harry Potter.
A indicação de um universo mais sombrio começa a ser perceptível pela iluminação dos cenários, responsabilidade de Roger Pratt, desde a abertura até ao longo do próprio filme, que é dirigido por Mike Newell, com Steve Kloves adaptando o livro base. As cenas são primordialmente mostradas à noite, com muita neblina. Os raros acontecimentos à luz do dia são, em sua maioria, em tempo nublado com muitas nuvens. Um grande salto em comparação ao filme anterior, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, cuja abertura é seguida da elocução do feitiço de Lumus – usado para iluminar ambientes.
A segunda indicação da trama sombria, um pouco mais subliminar, ocorre durante a Copa Mundial de Quadribol. A última fala do Ministro da Magia antes do início dos jogos é ‘que a mágica comece’, uma referência (ainda que parafraseada) ao mundo de Jogos Mortais. A partir daí, jogos enigmáticos com altas taxas de fatalidade passam a desenvolver a trama. No final das contas, o Torneio Tribruxo baseia-se num quebra-cabeça doentio, assim como os filmes de Jigsaw.
Os momentos tenebrosos não ficam restritos apenas à competição. Paralelo a isso, a chegada de Voldemort está cada vez mais próxima. Os ataques dos Comensais da Morte no acampamento dos torcedores de quadribol, seguido dos registros no céu da Marca Negra do vilão, amedrontam a todos ao redor, especialmente o protagonista que havia tido pesadelos envolvendo o Lorde das Trevas. É nesse filme, inclusive, que sua personificação é mostrada ao público através da figura do ator Ralph Fiennes.
Infelizmente, a obscuridade dos acontecimentos da ficção entrelaça a da realidade. As roupas usadas pelos Comensais da Morte no ataque após a partida de quadribol se assemelham às vestidas pela Ku Klux Klan em sua segunda fase, na década de 20. Os chapéus cônicos usado em rituais e manifestações se diferem da fantasia apenas pela cor e pela forma em que cobriam os rostos. A primeira distinção é a mais significativa. Costuma-se associar tons escuros como o preto, usado pelos seguidores de Voldemort, como sinônimo da malignidade. Contudo, o branco usado pelas organizações de ódio também demarcam o perverso. A defesa de seu discurso de supremacia não é apenas através das manifestação, em exemplo do caso 300 do Brasil no começo do ano em Brasília, mas também pelo seu caráter de disfarçar o bem através do mal.
O filme também abre espaço para debater o jornalismo sensacionalista a partir da figura de Rita Skeeter (Miranda Richardson). Como forma de ganhar notoriedade no jornal Profeta Diário, a “repórter” escrevia histórias baseadas em informações falsas ou em distorções dos acontecimentos de seus entrevistados. A cena mais ilustrativa é a do abraço de Hermione (Emma Watson) e Harry: a bruxa, preocupada com a situação do amigo, vai até a tenda dos escolhidos para lhe oferecer apoio. Entretanto, Skeeter entende a situação como um ‘amor juvenil’ da menina inteligente pelo garoto sorteado.
O ponto alto da trama de Harry Potter e o Cálice de Fogo é o Baile de Inverno, muito semelhante a um baile de formatura dos EUA. Roupas elegantes e trajes a rigor (ou as roupas da tia avó Tessy) compõem o cenário, juntamente de um rock dançante seguido de uma música lenta, igual numa comédia romântica adolescente. Apesar de toda sua beleza e seu encanto, existem teorias de que o Baile serve para que os organizadores do torneio analisem as relações dos participantes com as outras pessoas para que elas sejam usadas nas provas.
A evidência mais clara é que o desafio seguinte ao evento consta nos campeões irem na busca dos seus ‘tesouros’ no fundo do Lago Negro. A parte bizarra disso é que os ‘tesouros’ são pessoas: o de Krum e de Diggory foram suas parceiras de dança, Hermione e Cho Chang (Katie Leung); o de Harry foi Rony, seu melhor amigo que dividiu as cadeiras do Salão Comunal enquanto as pessoas dançavam. A falha desta teoria refere-se a Fleur Delacour, cujo ‘tesouro’ foi sua irmã mais nova ao invés do seu par na valsa.
De todos os filmes da saga, Harry Potter e o Cálice de Fogo é o mais completo. Uma mistura de romance adolescente estilo Ela é Demais com um toque sutil de suspense e de terror que mantém a atenção do público do início ao fim. A luta pela sobrevivência através de desafios lembra os preceitos do futuro Jogos Vorazes: Em Chamas, lançado quase 10 anos depois. Mesmo quando todos duvidavam e caçoavam da capacidade de Harry, o bruxo prioriza a empatia com os outros participantes ao título de vencedor do Torneio Tribruxo. Independente do resultado (e de pertencer a Grifinória), Potter já é vencedor por causa disso.
Com a chegada de Voldemort, a trama central da narrativa começa a se tornar mais tensa, visto nas chamadas de abertura dos filmes seguintes. Além disso, Grifinória e Sonserina deixam de ser o “centro das atenções” do enredo, dando espaço para Lufa-Lufa receber seu devido reconhecimento na figura de Cedrico Diggory, já que é a casa que produziu o menor número de bruxos das trevas. Quinze anos depois de sua estreia, o mérito de Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire, no original), enfim, é perceber que estar de fora dos babuínos bobocas balbuciando em bando não é tão ruim.