Arthur Caires
O início da nova era de Sabrina Carpenter começou muito antes do lançamento de Espresso. A reação positiva em cadeia se iniciou no lançamento de seu quinto álbum, emails i can’t send (2022), que possui em sua tracklist a faixa Nonsense com seu outro engraçadinho: “Acordei esta manhã pensei em escrever um hit pop/Com que rapidez você consegue tirar a roupa?”. No entanto, a piada não é nada em comparação com o que viria em seguida nos shows da cantora, que criou uma tradição de sempre mudar a letra final de acordo com o local da apresentação.
No ato de abertura da The Eras Tour de Taylor Swift, em Novembro de 2023, no Brasil, a cantora cantou: “Garoto, venha aqui, isso não é um teste/Ele disse ‘Fique por cima’, eu disse ‘Eu vou’/Aí ele me fez gozar no Brasil”. Assim, a construção dessa identidade ‘safadinha’ culminou no lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Short n’ Sweet. O título, “Pequeno e Doce” (em tradução livre), além de poder ser uma descrição da própria cantora, reflete sobre os relacionamentos curtos, porém, intensos, que ela vivenciou.
Desde o lançamento do single Espresso, seguido por Please Please Please e Taste, Sabrina Carpenter vem trabalhando em peso na divulgação do disco. Clipes super produzidos, entrevistas em canais famosos, presença online constante e apresentações em programas de TV fizeram com que a ‘loirinha da Pensilvânia (versão pocket)’ conquistasse o verão estadunidense.
Apesar de estar fazendo sucesso em 2024, a artista começou sua carreira muito antes desse reconhecimento. Na infância, ela postava covers de Adele e Christina Aguilera no YouTube, e fazia pequenas pontas como atriz. Aos 14 anos, Carpenter conseguiu seu primeiro grande papel na série Garota Conhece o Mundo (2014), da Disney, e assinou um contrato de cinco discos com a gravadora Hollywood Records. Os álbuns lançados durante esse período seguiam a fórmula já conhecida de ex-atrizes da companhia do Mickey – salas repletas de compositores em que a cantora não tinha um grande controle artístico.
Em 2021, Carpenter trocou de gravadora, sendo Skin sua primeira música na Island Records. A canção é um dos resultados provenientes do afamado triângulo amoroso entre a loira, Olivia Rodrigo e Joshua Basset. Porém, foi apenas em 2022 que a voz de because i liked a boy lançou emails i can’t send, que funcionou como um reinício de sua carreira musical. O disco, que explora diversos gêneros, apresentou ao público a flexibilidade da cantora e buscou traçar qual seria o melhor caminho que ela poderia seguir, sendo a combinação do pop e R&B de Nonsense e Feather o que gerou mais sucesso.
Para seguir com a tendência, o primeiro single escolhido foi Espresso. Além de ficar facilmente na cabeça, a faixa destaca o humor delicioso de Sabrina Carpenter e introduz a constante quebra da quarta parede que viria no resto do álbum. “Estou trabalhando tarde porque sou uma cantora” e o “Estúpido” seguido de uma risada no final do segundo verso são apenas alguns exemplos da diversão que a ‘loirinha’ cria. Essa característica a torna autêntica e a faz se conectar com seu público, como se estivéssemos dentro de uma piada interna que mais ninguém entende.
Também é possível observar essa qualidade em álbuns contemporâneos como BRAT, de Charli XCX, e The Rise and Fall of a Midwest Princess, de Chappel Roan. Há muito tempo, o pop confessional tem dominado o gênero, principalmente por influência de Taylor Swift, sendo o nicho principal de artistas como Olivia Rodrigo, Gracie Abrams e Billie Eilish. Por esse motivo, é refrescante ouvir novas sonoridades e letras que não se levam a sério. Isso não significa a abolição da melancolia e da ‘sofrência’ que tanto amamos, mas também precisamos aproveitar a futilidade de dizer: “Minhas preocupações estão de férias”.
É excitante dançar e dar gargalhadas ao ouvir Short n’ Sweet. As músicas Good Graces e Bed Chem provocam o ouvinte o tempo inteiro, fazendo-o esperar ansiosamente pela próxima piada sexual, como “Direi ao mundo que você termina suas tarefas prematuramente”. Por cima dessas letras – ou por baixo, como você preferir – a produção traz de volta o R&B das décadas de 1990 e 2000, juntamente dos vocais de Carpenter inspirados na eloquência desafiadora de Ariana Grande. Os responsáveis por esse som são John Ryan e Julian Bunetta, que estiveram em grande parte da discografia de One Direction.
Ainda que o disco seja dominado pelos desejos hormonais, Carpenter traz algumas nuances temáticas, ao mesmo tempo em que mantém a coesão do trabalho. A faixa Coincidence possui elementos do country, que está em alta no momento, e é a autópsia de mais um triângulo amoroso, desta vez, envolvendo Camila Cabello e o gramaticalmente incorreto Shawn Mendes. Além desta, Jack Antonoff consegue capturar mais uma estrela do pop e aparece como produtor de Lie To Girls, uma balada crescente que mostra que para se iludir não é necessário que estejamos em uma relacionamento tóxico – nossa habilidade de se auto sabotar quase sempre se sobressai.
Se há um ponto fraco em Short n’ Sweet é o seu desfecho. O álbum mantém uma coesão ao longo de suas faixas, mas, ao chegar à última, surge a impressão de que algo está faltando para finalizar a experiência de forma mais marcante. A repetitividade de Don’t Smile contribui para essa sensação de incompletude, como se o álbum pedisse um fechamento mais ousado e memorável. Apesar da leveza ser um dos principais atrativos do trabalho, um final mais impactante teria elevado o disco, levando o ouvinte a um clímax maior e oferecendo uma conclusão que conectasse todo o projeto de maneira mais satisfatória.
Ainda assim, Sabrina Carpenter reafirma seu potencial e se consolida como uma das grandes promessas da nova geração do pop. A faixa Juno, a melhor do disco, exemplifica isso claramente. Com uma batida irresistível e um riff de guitarra que imediatamente chama a atenção, a música se molda como uma canção pop perfeita. A melodia do refrão, contagiante e fácil de memorizar, desperta aquela necessidade de cantar junto, como se cada nota e cada palavra fosse uma liberação de energia e emoção, fazendo o ouvinte gritar com todos os pulmões: “Eu estou com muito tesão”.
https://open.spotify.com/intl-pt/album/3iPSVi54hsacKKl1xIR2eH?si=ug584OCJSbaF3JnobQ8l7Q