Anna Clara Leandro Candido
“Aquele que sobe as escadas, deve começar por baixo’’. Essa pequena frase de sabedoria dita por Ittetsu Takeda representa bem a jornada percorrida pelos personagens de Haikyuu!! desde o primeiro episódio. Agora, após terem superado a muralha de ferro, o time festeiro, o grande rei e a antes invicta águia branca, os Corvos de Miyagi alçam voo rumo a quadra laranja em Tokyo. Munidos com uma nova animação, time de produção, uma épica trilha sonora, narrativas emocionantes e muita determinação.
A história segue Hinata Shoyo, um garoto que se apaixonou pelo vôlei ao assistir uma partida do pequeno gigante da escola Karasuno no torneio nacional. Assim, inspirado pelo ídolo, ele inicia seus estudos na mesma instituição determinado a fazer parte pela primeira vez de um time de vôlei. Lá ele encontra Kageyama Tobio, um levantador talentoso e intenso que derrotou Hinata na primeira e única partida que ele pôde jogar no fundamental. Depois de alguns desentendimentos e bolas de vôlei sendo jogas um no outro, ambos se tornaram uma dupla de jogadores especializados em ataque e, juntos com seus companheiros de time, abriram espaços nas eliminatórias da província e conquistaram a vaga para o nacional.
Produzido pelo estúdio Production I.G, a 4ª temporada, intitulada Haikyuu!! To The Top, foi dividida em duas partes e narra a chegada do time ao campeonato nacional. A primeira, com 13 episódios, estreou em janeiro de 2020 e a segunda, adiada pela pandemia do novo coronavírus, chegou com os 12 episódios restantes em outubro do mesmo ano. A continuação da história trouxe consigo uma grande mudança: a tão elogiada animação e traços que davam vida ao mangá de Haruichi Furudate foram atualizados e, assim como seus personagens, o anime deu um novo passo rumo a um ciclo recheado de mudanças.
No primeiro momento o choque é imediato. Os traços tradicionais e voltados para o realismo deram lugar ao que há de mais novo entre as técnicas de animação atual. Essas nítidas mudanças não agradaram aos fãs antigos logo de primeira. Mas, com o passar dos episódios, fica claro o quanto a qualidade superior que o novo time de animadores trouxe para o anime tem só a acrescentar na narrativa e história dos personagens. Possibilitando, assim, que o público percebesse os mínimos detalhes de cada partida, como se estivessem jogando lado a lado do time da Karasuno.
No entanto, a produção dos episódios iniciais da segunda metade da temporada deixaram a desejar. As várias deformações de quadros e personagens, juntamente com a dificuldade em engajar o ritmo do jogo, e a baixa qualidade da animação geraram desconforto ao público que não esperava essas falhas em um anime com o histórico como o de Haikyuu. Felizmente, o problema não perdurou e a animação seguiu com seu alto padrão de qualidade até o fim.
Por falar em características marcantes e qualidade do anime, as músicas escolhidas para as openings e endings dos episódios, assim como a trilha sonora para o fundo, estavam de tirar o fôlego, como sempre. Desde a primeira temporada, Haikyuu utiliza suas composições para imergir o espectador cada vez mais para dentro da partida e fazê-lo vibrar ou gritar de frustração com cada passe, saque ou bloqueio.
Nesse quesito, a quarta temporada não deixou a desejar e foi capaz de não só elevar os sentimentos dos espectadores durante os jogos, mas também de emocioná-los em cenas de superação e reflexões. Ambas as aberturas, Phoenix por Burnout Syndromes e Toppakou de Super Beaver, foram capazes de honrar suas predecessoras. Assim como os encerramentos, Kassen Spirit (Spirit of Decisive Battle) de CHICO with Honeyworks e One Day do SPYAIR, que utilizaram das letras e melodia para resumir a essência e história de desenvolvimento das suas respectivas metades da temporada.
Entretanto, a maior fonte de elogios em Haikyuu!! vem do ótimo desenvolvimento dos personagens. Com narrativas cíclicas e bem definidas, as histórias de cada personagem vão se entrelaçando e desenvolvendo, sendo a 4ª temporada o início de uma nova jornada que os levará rumo aos seus objetivos. Na adaptação, a equipe de produção e diretor Masako Satou conseguem com maestria transmitir a essência da história de Haruichi Furudate para a tela e conectá-las com o público. Abordando, com a história de cada um, diversos temas e reflexões que podem ser aplicadas em outros aspectos da vida para além dos esportes.
Desde o princípio, Haikyuu!! disponibiliza pelo menos um episódio para desenvolver alguns de seus personagens, sejam eles oponentes, amigos, jogadores titulares da Karasuno ou reservas. Há, também, temporadas em que o foco é voltado especificamente para o crescimento de alguns deles. Dessa vez, um dos queridinhos dos fãs finalmente recebeu a atenção que merecia: Tanaka Ryunosuke foi uma das estrelas da quarta temporada, mas não por causa de sua habitual alta energia e confiança, pelo contrário.
Em Haikyuu!! To The Top, o espectador pôde conhecer uma face da personalidade de Tanaka nunca vista antes. O sempre confiante, alegre e leal atacante da Karasuno viu sua mente pender para pensamentos negativos sobre suas habilidades durante a partida contra o time da Inarizaki. Mostrando ao público que sua personalidade e mente forte não são uma característica inabalável e que, mesmo ele, pode se sentir inferior quando colocado de frente a uma parede ou abismo que parece intransponível. Então, quando esses momentos chegam, o que podemos fazer?
“Dentre os meus companheiros de time, eu não sou o número um em nenhum aspecto agora. Mas isso não é motivo nem desculpa para desistir(…). Contudo, eu, mero mediano, tenho tempo para ficar olhando para baixo?”. Essa frase, dita por Tanaka antes de uma das suas cenas mais icônicas no anime, é um vislumbre da essência de sua força. Assim como uma mensagem de Furudate ao espectador: Não importa se você é o melhor, o pior ou alguém que apenas se mantém na média, se estiver fazendo algo que goste e quer, dedique-se até o fim. Deste modo, o antes intransponível abismo a sua frente pode não mais ser tão impossível de se superar como parecia.
Por mais que conhecer novas faces das personalidades dos jogadores queridinhos pelo público são uma novidade e tanto, a quarta temporada não parou aí. Mais uma vez, Haikyuu!! cedeu os holofotes da trama para a história de outro personagem amado pelos fãs e que até o momento não tinha recebido a atenção que merecia e, mesmo agora, ainda merece mais. Kiyoko Shimizu, a dedicada e forte assistente do time Karasuno ganha tempo de tela e um background emocionante.
Nessa temporada, ela ganha apenas um capítulo que, por mais que ainda seja pouco, revela seu histórico como um membro do time de atletismo no ensino fundamental e a motivação que a levou a se inscrever como assistente. Assim como os meninos, Shimizu entende o sentimento de se dedicar de corpo e alma a um esporte e também compreende a frustração de muitas vezes não alcançar o resultado que esperava, mesmo depois de muito treino e esforço. Sua dedicação e sentimentos providenciaram uma das melhores cenas dessa quarta temporada, deixando um gostinho de quero mais para os fãs.
No entanto, o holofote do show não foca apenas em personagens do time principal. A mais antiga rival da Karasuno, a escola Nekoma, também recebe a devida atenção. Os dois episódios dedicados a Nekoma foram o início da construção do palco para a tão aguardada batalha do lixão. A relação Neko vs. Karasu vem sendo desenvolvida desde a primeira temporada e com ela a amizade entre Hinata e Kenma. Já a quarta preparou o terreno para o futuro desses dois times.
O afeto que o público desenvolve ao conhecer mais sobre o passado do Kenma e a relação dos jogadores uns com os outros se voltará contra ele no momento em que os dois times se enfrentarem. Pois fazer os fãs torcerem por ambos durante uma partida é a especialidade do anime, e quão grande não serão as emoções quando a famosa batalha do lixão entrar em ação? Sem falar do gratificante desenvolvimento de personagem que o Kenma teve durante esses dois episódios, seu “level-up’’ para jogar contra o chefão final.
Contudo, por mais que seja importante e divertido acompanhar o desenvolvimento dos outros personagens, a trama ainda é dos protagonistas e não há como deixar de falar deles. A quarta temporada é um momento fundamental para a jornada que Kageyama vem trilhando desde o primeiro episódio.
Ao ser designado como um rei tirano e rejeitado pelo próprio time, ele passou a duvidar mais de si. Mesmo na Karasuno, onde os jogadores sabiam de sua verdadeira personalidade e ainda o aceitavam como era, ele inconscientemente se ajustava para se encaixar e evitar conflitos.
É com a história de Kageyama que Haikyuu!! aborda temas como traumas emocionais e autoconfiança. Uma das cenas mais importantes da temporada e que marca uma grande mudança para o desenvolvimento futuro do personagem, é quando Kageyama age como o rei da quadra com seus colegas da Karasuno.
Contudo, diferente do fundamental, ele não encontra um ambiente de exclusão ou rejeição, pelo contrário, é enfrentado. Esse ambiente que o time proporcionou a ele o ajudou a se recuperar do trauma de infância ao perceber que lá ele poderia ser quem era e que seus colegas de time o responderão com a mesma intensidade Desse modo, Kageyama supera suas memórias ruins e aceita a coroa de rei, fazendo com que a 4ª temporada entregue sua melhor performance em quadra, assim como uma bela lição de vida.
Outro fator importante que a quarta temporada traz para o desenvolvimento da trama e do Kageyama é a presença dos gêmeos Miya da Inarizaki High. Atsumo também era um levantador exigente em seu time e muitas vezes foi excluído por sua personalidade. Mas seu irmão Osamu nunca o deixou sozinho, fazendo com que ele não tivesse que mudar quem era para se encaixar. Criando, assim, um ótimo paralelo entre ambos os levantadores e atacantes dos times, ao mesmo tempo em que coloca em pauta discussões sobre amizade, pertencimento e amadurecimento.
Enquanto Kagueyama encerrava um ciclo, Hinata dava seus primeiros passos dentro de um novo. Nessa temporada, o número 10 da Karasuno teve que enfrentar muito mais obstáculos do que nas outras e, para superá-los, precisou mudar de perspectiva. Seu anseio por se tornar melhor faz com que ele se sinta preso. Como se estivesse congelado no tempo enquanto todos ao seu redor estão seguindo em frente. Quem nunca, seja nos esportes ou em outro aspecto do dia a dia, se sentiu assim?
Sua nova jornada é o principal foco da temporada e um dos pontos em que o público mais se identifica. Hinata transforma a desvantagem em aprendizado e aproveita a oportunidade de estar fora de quadra para assistir e aprender sobre as técnicas dos outros jogadores. Mostrando, mais uma vez, a capacidade do personagem em se adaptar e cativar a audiência.
A trama do anime começa a ser ainda mais desenvolvida pelos encontros dos personagens antigos e novos no nacional, especialmente entre Hinata e Hoshiumi. Mais do que um oponente ou rival, o pequeno gigante da Kamomeday chegou na história para ser uma inspiração. O fato de que pessoas com as mesmas condições e melhores habilidades que você vão existir e podem até mesmo competir pelo mesmo objetivo é inegável.
Mas o segredo está em como encarar essa realidade: com medo? Insegurança? Inveja? Não. Nenhuma dessas opções é a que Hinata escolhe. Ele prefere encarar seus oponentes como uma inspiração, alguém para se respeitar e almejar ser. E esse é o segredo para sua força e habilidade que impressiona todos ao seu redor. Um jeito de lidar com obstáculos que pode ser aplicada em outros aspectos da vida além do vôlei. Essa maneira de encarar um desafio é mais uma das mensagens que Furudate traz através da visão de Hinata e da relação entre os dois menores bloqueadores centrais do campeonato.
Haikyuu!! To The Top demorou mas, para a alegria dos fãs, chegou a todo vapor. A 4ª temporada pode ser considerada um sucesso por manter a essência do anime enquanto renova completamente a equipe de animação e produção. Além de ter apresentado com sucesso os novos personagens e desenvolvido com maestria a narrativa da história ao ponto de, mais uma vez, fazer com o que o espectador vibre e se emocione com as partidas como se estivesse presente nelas. Que o sucesso dessa temporada seja o suficiente para garantir que os fãs continuem a acompanhar essa longa jornada dos corvos de Miyagi rumo ao topo.