Casamento Sangrento satiriza que nem sempre é bom se casar com gente rica

Cena do filme Ready or Not. A imagem contém a protagonista no foco, uma mulher loira e branca, que está vestindo um vestido de noiva branco de renda e manga comprida. Ela está escondida atrás de uma cama vermelha com colcha marrom estampada, junto ao seu marido que está segurando seu braço. Ele é um homem branco com cabelos castanhos escuros, está vestindo uma blusa social branca com uma gravata preta e uma calça da mesma cor. 
Lançado em 2019, o longa-metragem Casamento Sangrento (Ready or Not) traz proposta de Horror cômico e cumpre razoavelmente bem sua proposta [Foto: Searchlight Pictures]
Sabrina de Oliveira 

A protagonista Grace (Samara Weaving) é uma jovem que, após se casar com Alex Le Domas (Mark O’Brien), inocentemente aceita participar de um jogo que faz parte da tradição da família do marido (que, aparentemente, tem sua fortuna voltada aos jogos). Visando, principalmente, aprovação dos novos parentes, visto que a maioria destes não gostaram da união dos dois por ela não ter o mesmo poder aquisitivo, Grace tira a carta da má sorte (Hide And Seek) e é obrigada a jogar uma partida de esconde-esconde, que até então não tinha conhecimento do quão mortal se tornaria. 

O jogo se inicia ao som de uma música bizarra (que se encaixa perfeitamente) com a letra e o ritmo com sentidos ambíguos, transitando entre uma brincadeira normal e uma ameaça, sendo tocada através de uma vitrola e ecoando à casa toda. Cria-se, então, um momento icônico onde frames vão se intercalando para montar uma cena que mostra a nova integrante da família se escondendo sem entender o real perigo, e os Le Domas que vão se armando para a caçada literal e obstruindo toda possível saída da casa; enquanto Alex vai se desolando com a morte iminente de sua recém esposa.

Cena do filme Ready or Not A imagem contém 7 membros da família Le Domas. Eles estão em uma sala de jogos. Da esquerda para a direita, o primeiro é um homem branco de cabelo preto que veste um terno preto e gravata borboleta, ele carrega uma besta (arma). A segunda é uma mulher branca de cabelos lisos castanhos que vão até o ombro, ela está de vestido xadrez nas cores preto, marrom e branco, ela carrega uma arma de fogo e uma lanterna redonda com luz amarela. A terceira é uma mulher branca de cabelo preto que está preso, ela está de vestido preto e carrega uma espécie de arco e flecha em uma mão e uma lanterna igual a já citada na outra. O quarto é um homem branco de cabelos grisalhos, vestindo roupa social nas cores preto e branco, ele carrega uma arma de fogo em uma mão e a lanterna na outra. A quinta é uma mulher branca de cabelos grisalhos, ela está vestindo uma blusa marrom e uma calça preta, carregando um machado em uma mão e a lanterna na outra. O sexto é um homem branco de cabelo preto, vestindo uma blusa social cinza com uma gravata desamarrada marrom e um suspensório preto, com uma calça também marrom, ele está carregando apenas uma arma de fogo grande. A sétima é uma mulher branca de cabelos pretos e lisos na altura das orelhas, ela está vestindo um vestido nude com brilhos e espirais, ela carrega uma arma de fogo em uma mão e a lanterna igual as já citadas anteriormente na outra. A imagem é escura dando destaque às personagens e suas lanternas.
Os Le Domas responsáveis pela caça (Foto: Searchlight Pictures)

Logo após esse acerto na produção, não demora para que os erros comecem. As relações entre o elenco vão sendo construídas ao longo do filme, o que na maioria das vezes acontece de forma sucinta e funcional, porém, existem algumas exceções que não possuem um embasamento e acontecem por acontecer, com cenas que tão pouco acrescentariam algo à produção. Algumas piadas vão perdendo o timing e as mortes vão acontecendo e sendo tratadas de maneira não danosa , até mesmo, sem importância.

Aos poucos, o telespectador passa a entender que os perigos trazidos por quem de fato deveria caçar Grace, são dos menores. Tal qual o momento em que uma das crianças sobrinhas dela (que teoricamente não deveriam participar, tanto que as colocaram para dormir) é responsável por dar um tiro em sua mão, sem ao menos os que deveriam estar fazendo isso saberem onde ela estava escondida. O mesmo acontece quando o mordomo da família persegue e chega mais perto de capturar a noiva do que os demais, sendo os dois protagonistas das principais agressões feitas a ela.

Isso é demonstrado também quando membros dos Le Domas, que seriam caçadores, a ajudam a escapar em vários momentos. Como Alex, que destranca o sistema de segurança para que ela saia da mansão e seu irmão Daniel (Adam Brody), que possui a segunda melhor construção (perdendo apenas para a protagonista) e até redenção de erros antigos. Em dadas ocasiões, ele encontra a heroína e a deixa fugir livremente, envenenando temporariamente seus próprios entes nada queridos e levando parte dos créditos pelo desdobramento final. 

Cena do filme Ready or Not. A imagem contém Daniel Le Domas, um homem branco de cabelos, barba e bigode pretos, usando uma blusa social cinza, suspensório, gravatas e calça marrons. Ele está sentado em um sofá vermelho segurando um copo na mão direita e tem um semblante de apreensão. Ao seu lado tem uma mesa  com detalhes nas cores marrom e verde. Em cima dela tem um porta retrato e um abajur. O fundo é dourado e contém uma pintura com flores e folhas. A imagem é escura, em tons mais fechados, dando iluminação aos elementos próximos ao abajur.
Daniel Le Domas, o maior de todos dessa família macabra (Foto: Searchlight Pictures)

Mas por que os outros membros da família Le Domas não estarem realmente engajados é um erro? Ao longo de Casamento Sangrento, descobrimos que, na realidade, a fortuna deles vêm de um pacto demoníaco firmado pelas gerações anteriores e que esses jogos funcionavam como sacrifícios para que estes continuassem a ter prosperidade nos negócios. E o principal: se caso não realizassem o objetivo (que, no caso dessa carta, era dissipar a vida da noiva antes do amanhecer) estes morreriam, portanto, não é crível o pouco empenho, observando principalmente que estes foram gananciosos a ponto de comprometerem suas vidas em troca de sucesso financeiro em outra oportunidade. 

No papel principal, Samara Weaving, que já era conhecida por seu trabalho em A Babá (2017), entrega uma atuação maravilhosa e carismática. Sua personagem se desenvolve a cada situação, indo de inocente e enganada pelo próprio marido (que sabia da tradição, do risco de que ela retirasse a carta e, mesmo assim, se casou sem ao menos avisar sobre tudo) à determinada a sobreviver a qualquer custo, incluindo matar. Weaving entrega tudo isso com maestria, dando enfoque às emoções e transmitindo-as muito bem ao público, criando uma empatia e sentimento de torcida pela vitória de Grace. 

Cena do filme Ready or Not. A imagem contém a protagonista Grace, mulher branca de cabelos loiros presos e olhos azuis. Ela está vestindo um vestido de noiva branco de manga longa. Ela segura uma arma de fogo grande com a munição cruzada em seu tronco. O fundo está desfocado e contém pontos de iluminação semelhantes a velas e há 2 animais empalhados (sendo dois antílopes pendurados). A imagem também é escura dando foco à personagem.
Grace após descobrir que tem que se salvar (Foto: Searchlight Pictures)

Uma outra menção honrosa vai para toda a construção gráfica do longa. Desde a escolha dos cenários e as paletas de cores que combinam bastante com o objetivo central de cada momento e dando dicas sobre o desenrolar dos acontecimentos, que vão se apagando e tornando violentos conforme o filme vai ficando mais tenso, voltando a clarear lá pelo fim. Como a sala de jogos, que já apresentava elementos cheios de referências a caçadas, com armas e animais empalhados, antes mesmo da revelação de como o jogo iria funcionar.  Até os detalhes da maquiagem, conseguem enriquecer minuciosamente a trama, que ironicamente deixam a personagem principal mais suja ao ponto que ela vai chegando mais perto de vencer.   

A direção ficou na responsabilidade de Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin, que fazem um trabalho no mínimo competente. Eles já haviam trabalhado juntos em outras 4 produções, com destaque para O Herdeiro do Diabo (2014) e V/H/S (2012), ambas pertencentes também ao gênero Terror/Horror. Com o sucesso ocasionado, a dupla assinou outros filmes conjuntamente, e inclusive está encarregada do quinto filme da franquia Pânico, que será lançado em janeiro de 2022. 

Cena do filme Ready or Not. A imagem contém Grace, mulher branca com cabelos loiros desgrenhados e olhos azuis. Ela está inteiramente coberta com sangue sentada em uma escadaria enquanto fuma um cigarro com a mão direita. Atrás dela tem uma casa com uma porta de vidro que mostra o interior em chamas. A imagem é clara, desfocando o fundo e dando destaque à personagem.
Grace fumando um cigarro de boas (Foto: Searchlight Pictures)

O final de Ready or Not é um dos pontos altos do filme, trazendo uma traição anunciada desde o início, mas que precisa acontecer de fato para que se perceba e amarre bem toda a sequência de fatos, com o bônus de deixar o espectador e as próprias personagens um tanto quanto surpresos e reflexivos por alguns segundos. Vale ressaltar também que se trata de uma conclusão bem gráfica, com direito a muito gore. 

Entre pontos positivos (visual gráfico, atuação da protagonista e timings muitas vezes assertivos) e negativos, Casamento Sangrento prende durante seus 95 minutos que passam rapidamente e consegue se manter relevante (ainda mais durante a Spooky Season trazida pelo mês de outubro). Por fim, o filme revela ser um bom entretenimento momentâneo, sendo uma boa dica principalmente aos amantes de Horror cômico.

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