Maria José da Costa
No Brasil, nós temos o costume de assistir novelas e séries como forma de entretenimento. Na Turquia, eles assistem as famosas dizis, que são basicamente novelas/séries com bölüns (episódios) que tem em média duas horas de duração. Os programas passam semanalmente e alcançam um grande público, tanto nacional quanto internacionalmente. Uma dessas tantas dizis é Bay Yanlis (Senhor Errado), uma comédia romântica protagonizada pelo ator Can Yaman e a atriz Özge Gürel, que já fizeram par romântico em Dolunay (Lua Cheia), outra produção muito famosa.
A história acompanha a relação um tanto quanto caótica entre a romântica e apaixonada Ezgi Inal e o libertino e fanfarrão Özgür Atasoy. O encontro inesperado, e nem um pouco amigável, entre os dois desencadeia uma série de acontecimentos que os levam a um namoro falso. Desiludida depois de uma sequência de namoros fracassados, Ezgi pede ajuda a Özgür para conquistar definitivamente um cara por quem está apaixonada e ele aceita mas, em troca, ela terá que fingir ser sua namorada para que sua mãe, que quer ver o filho casado o quanto antes, pare de importuná-lo com assuntos de matrimônio. No meio desse enredo envolvente, os dois acabam descobrindo que veem um no outro mais do que apenas amizade.
Bay Yanlis é uma dizi que fez muito sucesso internacionalmente, não apenas pela história, mas também pelo casal de atores que vem conquistando fãs desde Dolunay, também protagonizada por eles. Os dois tem uma conexão eletrizante que conquista qualquer um – o casal foi muito aclamado nos dois programas, atraindo os telespectadores apenas por estarem interpretando juntos de novo.
Além da dupla principal, temos os outros núcleos que também são muito interessantes, entre eles o casal Deniz (Cemre Gümeli) e Ozan (Serkay Tütüncü), que conquistaram o público tanto quanto mostraram uma química incrível, levando até os telespectadores a acharem que estavam tendo um caso na vida real. Além disso, o elenco conta com outros personagens que trazem situações hilárias ao longo dos 14 episódios. Mesmo sendo uma comédia romântica, a dizi também possui os seus conflitos que trazem momentos de drama para a história, pois se não tem drama, não é a Turquia.
Por ser uma comédia romântica, Bay Yanlis tem muitos núcleos divertidos. Como, por exemplo, as mães dos personagens principais que querem ter os filhos casados e não medem esforços para que isso aconteça.
Além disso, temos também os amigos dos protagonistas que formam um grupo divertido quando se juntam, e com isso casais que trazem o clima romântico para a dizi. Ademais, contamos também com o famoso restaurante do protagonista Özgür, La Gabbia, que rende muitas cenas engraçadas contando com a ajuda do barman Pablo, interpretado pelo ator Anil Çelik, que já trabalhou com Can Yaman em outra comédia romântica em 2018.
Apesar de todo esse sucesso internacional e de possuir nomes tão renomados no elenco, a dizi não escapou do cancelamento, que é uma verdadeira assombração na vida dos produtores. Acontece que, na Turquia, o público-alvo é o nacional, pois é o que interessa aos patrocinadores, então mesmo que esteja fazendo muito sucesso aqui fora não conta para manter o programa no ar.
Para que uma dizi continue é preciso que ela se mantenha sempre acima dos três pontos na audiência, abaixo disso não demora muito para ser cancelada. Um bom exemplo é Sol Yanin, outra produção muito famosa aqui fora, mas que foi terminada por não conseguir audiência do público-alvo.
As comédias românticas são as que menos têm audiência na Turquia, pois os turcos preferem muito mais um drama, então esse gênero faz muito sucesso por lá, deixando os outros um pouco para o escanteio. Mesmo depois de cancelada, Bay Yanlis continuou sendo muito aclamada aqui fora, ganhou vários prêmios internacionais e foi vendida para muitos países, como a Itália que é um dos países que mais comercializam novelas turcas. Bay Yanlis é uma produção envolvente e divertida, uma ótima opção para assistir, não é à toa que em outros países o programa fez muito sucesso. É mesmo uma pena que a Turquia tenha perdido essa chance de dar continuidade a dizi.