Mauê Salina Duarte
Como funciona o triângulo das bermudas? Será que as inteligências artificiais dominarão o mundo? O aquecimento global realmente existe? Apresentada por Felipe Castanhari, a série Mundo Mistério produzida pela Netflix, estreou no começo de agosto com um formato bem interessante, lembrando os vídeos de ciências e história produzidos pelo próprio youtuber em seu canal Nostalgia.
De forma leve e com roteiro acompanhado por profissionais da área, a série apresenta temas curiosos relacionados à ciência. Os assuntos são contextualizados em conversas no laboratório da Dra. Tay ( Lilian Regina) com o zelador Betinho (Bruno Miranda), BRIGGS (inteligência artificial dublada por Guilherme Briggs, famoso por dar voz ao Buzz Lightyear em Toy Story) e o próprio Castanhari.
Cada episódio possui aproximadamente 25 minutos e trata de um tema distinto aos demais. Entre os 8 temas apresentados, estão: Os mistérios do triângulo das bermudas, Os 20 milhões de mortos da Grande Peste, Do lobo ao cão, Apocalipse zumbi. E se fosse real?, A grande extinção e Aquecimento global. Uma grande conspiração? Temas interessantes não faltam!
É possível desanimar ao assistir o primeiro programa, referente ao triângulo das bermudas, pois é um tanto parado. Porém, é garantido que os demais prendam sua atenção, desses, dois merecem destaque: “Aprendendo a viajar no tempo” e “O caminho para uma super inteligência artificial”. Ambos são muito bem explicados e não te deixam tirar os olhos da tela.
O primeiro, como o nome já diz, diz respeito à viagem no tempo, mais especificamente se é ou não possível tal feito. Neste episódio, o dono do canal Nostalgia visita o Sirius, o maior acelerador de partículas da América Latina, com 500 m de comprimento, localizado em Campinas (SP). No local, Castanhari descreve como elétrons são acelerados quase na velocidade da luz, com objetivo final de produzir um tipo especial de luz, usada em diversos experimentos pelo mundo. Por que a série mostra isso? Bom, tudo faz relação à viagem no tempo, porém, é só assistindo Mundo Mistério para entender da melhor forma.
O segundo episódio destacado anteriormente, referente às tecnologias artificiais, é o penúltimo da série. Nele, BRIGGS apresenta alguns defeitos e Betinho acredita que a máquina quer atacá-lo, Castanhari acha graça e decide explicar ao zelador sobre os tipos de inteligência artificial. O capítulo também aborda como a sociedade tem evoluído no ramo da tecnologia cada vez mais rápido, e nas palavras de BRIGGS: “Cada salto desses transforma completamente a forma que vivemos, e precisa cada vez menos tempo para acontecer”.
Quanto à imagem, a fotografia de Mundo Mistério é de cair o queixo, tendo até resolução 4K. Os cenários do estúdio são muito bem pensados e as locações são simplesmente incríveis. Ao falar da Peste Negra, Felipe Castanhari visita deslumbrantes castelos do Reino Unido. Aliás, a respeito de epidemias, o apresentador faz a seguinte pergunta: “será que uma epidemia mudaria o mundo nos dias de hoje?”. É Castanhari, 2020 te respondeu. Vale lembrar que a série foi gravada em 2019, quando não fazíamos ideia do que nos aguardava.
Apesar das qualidades, a série também tem seus defeitos. Como por exemplo, há momentos em que a encenação do trio deixa a desejar e os atores não têm tanta sintonia, além de que algumas piadas parecem forçadas. Entretanto, de modo geral, a produção é bem bacana para quem quer relaxar e ao mesmo tempo aprender. O tempo curto dos episódios e a forma como são apresentados, os deixam bem instigantes e didáticos. É uma série bastante dinâmica e ainda mostra exemplos práticos do que é abordado, facilitando o entendimento dos assuntos. Vale a pena tirar um tempinho do dia para assistir Mundo Mistério, e descobrir se o mundo realmente é um mistério.