Ettory Jacob
Desde sua primeira apresentação na televisão aberta estadunidense no programa The Voice, Melanie Adele Martinez ganhou fãs e espaço na comunidade indie. Performando a música Toxic de Britney Spears com um ritmo mais lento, a jovem de 17 anos mostrou-se uma futura aposta para o sucessos (apesar de ter sido eliminada do programa logo nas primeiras fases). Hoje, oito anos depois, a artista já conta com dois álbuns extremamente bem avaliados pela crítica e público e agora com o lançamento do novo EP After School traz mais histórias.
Depois do sucesso de Cry Baby, a artista se dedicou ao seu primeiro álbum visual, o K-12, contando logo em seu lançamento com um filme composto por todas as músicas performadas, além de uma canção extra durante os créditos finais. Entre o período do lançamento de seu novo EP e seu álbum anterior, a cantora lançou mais dois novos singles: Fire Drill e Copy Cat, que respectivamente foram a faixa extra no filme de lançamento do K-12 e uma parceria com a rapper Tierra Whack.
Assim, After School vem com a narrativa de continuação do álbum da cantora, mantendo sua sonoridade e estética. O disco possui sete faixas totalmente novas, circulando em assuntos da vida de um jovem-adulto, como relacionamentos, pressão familiar e vida sexual.
O EP começa com a faixa Notebook, que com uma sonoridade linear apresenta a mensagem de um relacionamento onde uma das partes é pouco cuidadosa. A música, apesar de curta, é extremamente divertida e uma das mais chicletes de todo o trabalho. Em seguida, Melanie aborda flertes e demonstrações de interesse através de metáforas em Test Me. A canção acaba por não prender muito e parece pouco profunda por sua pequena duração, já que a cantora é conhecida por músicas com mais de quatro minutos.
Brain & Heart continua o EP e trabalha com a temática de não separar emoções e razão, tornando-se um alguém extremamente frio e calculista ou emocional e manipulável. Assim, a música explica a importância do trabalho em conjunto de cérebro e coração na vida adulta, e com uma sonoridade mais próxima do álbum K-12. O single se aproxima de uma balada calma e fofa, mas que transmite uma importante mensagem.
Chegando a metade do disco temos Numbers, a música mais complexa e profunda de todo o EP. Abordando pressão familiar, cobrança por sucesso financeiro e abandonar sonhos por bens materiais, a faixa conta com quase cinco minutos em um estilo trap-rap, sobrepondo palavras, aparentando a falta de ar que sofremos com todas as cobranças diárias. No meio para o final, Melanie chega trocando o ritmo e adicionando distorções na própria voz, tornando-a macabra. Assim, Numbers é a faixa mais crítica do EP, e provavelmente uma das favoritas de muitos.
Em seguida temos Glued abordando a imaginação e o escapismo do mundo real, onde muitas vezes acaba por nos deprimir. Melanie conta que, mesmo com as dores da vida, é importante nos libertar dessa cola que nos prende na imaginação. Com uma sonoridade condizente com as demais faixas do disco, a canção é uma excelente mensagem para dias que tentamos fugir dos problemas do mundo, nos relembrando a importância de enfrentá-los.
Field Trip é a penúltima faixa de After School. A música dançante conta uma história sobre brigas em uma relação tóxica. Apesar de interessante, a canção acaba por ser apagada pelas demais por trazerem mais ideias e contarem com uma sonoridade mais atraente. Finalizando o EP, The Bakery é a única faixa até o momento trabalhada com clipe. Criticando a indústria da música e a padronização dos artistas, é um encerramento ótimo, tanto pela sonoridade agradável quanto pela crítica. O clipe aposta numa estética fofa e obscura, típica da cantora, e mostra toda a evolução e amadurecimento da artista.
After School peca apenas pela sua pouca originalidade. O EP encontra-se muito próximo sonora e esteticamente do último álbum, aparentando ser o lado B do disco, tanto que vem sendo distribuído nos serviços de streaming na versão deluxe de K-12. Mas mesmo assim, Melanie Martinez traz ao mundo mais um excelente trabalho. Com certeza menos comercial que seus últimos dois álbuns, mas com uma série de críticas à sociedade e relatos sobre a vida adulta.