Selena Gomez disse I Said I Love You First para Benny Blanco, mas ninguém tinha perguntado nada

Imagem da capa do álbum I Said I Love You First, de Selena Gomez e Benny Blanco. A arte mostra um casal visto através do formato de um buraco de fechadura. A cena tem tons alaranjados e iluminação suave, com os dois sentados em uma cama. A mulher usa um cardigã e tem cabelos curtos, enquanto o homem tem cabelos cacheados e usa uma camiseta branca. Ao fundo, há uma janela com persianas projetando sombras na parede. O restante da imagem ao redor do buraco de fechadura é completamente escuro.
Na capa de I Said I Love You First observamos Selena Gomez e Benny Blanco por meio de uma fechadura, como se estivéssemos espiando um momento íntimo (Foto: Interscope Records)

Arthur Caires

Selena Gomez tem uma carreira musical carregada de hits. Desde o começo, quando estava fazendo músicas contratuais para a Disney, ela entregava ‘farofas’ marcantes como Slow Down e Love You Like A Love Song. Já em 2015, quando conseguiu mais controle artístico com Revival, ela foi pioneira no pop ASMR com as deliciosas Hands To Myself e Good For You. Na era dourada dos singles avulsos em 2017, a cantora lançou algumas de suas melhores faixas, como Bad Liar e Fetish. Até mesmo o Rare, de 2020, tem Dance Again e Souvenir, que servem algum propósito.

Porém, ao longo dos últimos anos, foi possível perceber que a Música tratava-se mais de um hobby para Gomez do que algo que ela colocasse um esforço substancial. Logo após o lançamento de Emilia Pérez, em 2024, a atriz declarou em uma entrevista: “Será muito difícil para mim voltar para a Música algum dia”. Mesmo assim, após um período polêmico envolvendo seu namoro altamente público com o produtor Benny Blanco, a ex-Disney lançou um novo álbum.

Fotografia de Selena Gomez e Benny Blanco em um abraço íntimo. Benny Blanco, com cabelos cacheados e barba, veste uma camisa branca com detalhes vermelhos e segura Selena nos braços. Selena Gomez apoia a cabeça no peito dele, olhando diretamente para a câmera com uma expressão suave e melancólica. A iluminação da imagem é suave e difusa. Há sombras sutis projetadas no rosto de Benny com um fundo esfumado.
Embora Selena tenha lançado álbuns solo e com sua banda The Scene, este é seu primeiro álbum totalmente colaborativo com Benny Blanco (Foto: Interscope Records)

I Said I Love You First surge como um disco colaborativo entre os dois artistas, concebido, supostamente, para narrar a história de como se conheceram e celebrar seu amor incondicional. Benny Blanco, que já havia trabalhado com Selena Gomez em Revival, é um dos produtores que mais influenciaram a década de 2010. Com um currículo repleto de sucessos, ele foi peça-chave na produção de Teenage Dream, de Katy Perry, além de assinar hits para nomes como Kesha, Maroon 5 e Justin Bieber.

O resultado dessa combinação é uma coleção aleatória de músicas de outras pessoas em que o único trabalho de Gomez foi adicionar os vocais. Em Bluest Flame, a cantora tenta aproveitar da composição de Charli XCX para emular um hype pós-brat. A mesma coisa acontece em Ojos Tristes, que ao menos conta com a participação da banda The Marías. Em sua essência, são músicas boas e bem produzidas, mas a falta de autenticidade nos faz pedir pela versão dos respectivos artistas que as inspiraram.

Fotografia de Selena Gomez e Benny Blanco sentados na grama de um jardim, se beijando. Selena está de roupa escura e sentada com as pernas dobradas, enquanto Benny usa uma camiseta branca estampada e calças claras. A cena tem um um efeito desfocado e luz natural suave, lembrando uma foto polaroid. Ao fundo, há uma casa escura parcialmente encoberta por sombras e árvores. Reflexos e manchas de luz aparecem na imagem.
O nome I Said I Love You First foi inspirado em um momento real do casal, onde um deles disse “eu te amo” antes do outro (Foto: @selenagomez no Instagram)

Os momentos aproveitáveis de I Said I Love You First são quando é possível perceber uma vulnerabilidade verdadeira na letra e na voz de Selena Gomez. Younger And Hotter Than Me e Scared Of Loving You, co-produzidas por Finneas, mostram a artista desabafando sobre suas inseguranças com relação a sua juventude na indústria e o medo de perder alguém. Cowboy e You Said You Were Sorry também flertam com essa introspecção, incorporando influências sonoras de Lana Del Rey, mas acabam esbarrando em letras que não atingem a mesma profundidade emocional.

O maior desperdício de potencial, no entanto, é Call Me When You Break Up, o primeiro single oficial, em parceria com Gracie Abrams. A faixa tinha todos os elementos para se tornar um pop chiclete envolvente, porém, o efeito distorcido nos vocais de Gomez e o encerramento abrupto passam a impressão de um trabalho inacabado. O mesmo problema se repete em Sunset Blvd, uma produção agradável que, infelizmente, traz a letra mais constrangedora do álbum: “Eu só quero tocar, tocar/Tente o seu melhor para não chegar lá/Me dê, me dê, como eu amo seu grande, grande coração”.

Em suas aparições públicas, Selena Gomez e Blanco parecem um casal genuinamente feliz e é evidente que a criação deste álbum foi um processo especial para ambos. Não há nada de errado em querer transformar esse sentimento em Música – o problema está na forma como o relacionamento deles é traduzido para as canções. As letras não revelam nada substancial sobre a conexão dos dois, o que torna o disco menos uma declaração de amor e mais um exercício de branding.

Além disso, a imagem pública de Benny Blanco, com suas excentricidades e declarações questionáveis, acaba influenciando a recepção do projeto, desviando a atenção do que realmente importa. No fim das contas, I Said I Love You First luta para encontrar uma identidade própria. O álbum soa como uma coleção de faixas dispersas, incluindo, por algum motivo, I Can’t Get Enough, um reggaeton de 2019. Não é memorável – e, se o objetivo era transformar esse romance em Música, talvez fosse mais interessante simplesmente assistir aos vídeos dos dois no Instagram.

Deixe uma resposta