O casal inesperado mais esperado de Hora de Aventura retorna apaixonado em Terras Distantes

Imagem retangular contendo Marceline e Jujuba dançando juntas. O ambiente é claro, com céu azul e limpo. No centro, mais à direita da imagem, a princesa Jujuba, uma mulher de cabelos rosa em rabo de cavalo, com uma coroa amarela na cabeça, de pele rosada, vestindo uma camisa bege de manga comprida e uma calça rosa. À esquerda, sendo segurada por Jujuba. Marceline está meio inclinada. É uma mulher de cabelos escuros e longos soltos, vestindo um lenço vermelho no pescoço, uma camiseta regata branca, e uma calça com casaco amarrado na cintura. Ambas estão sorrindo uma para a outra.
Marceline e Jujuba tiveram as mesmas dubladoras brasileiras do desenho original, respectivamente Adriana Torres e Pamella Rodrigues, trazendo o conforto e a nostalgia de se ouvir vozes conhecidas (Foto: Max)

Letícia Hara 

Em todo o mês de Junho, o amor paira pelo ar junto à celebração das conquistas da comunidade LGBTQIAP+, por isso, é sempre importante relembrar a representatividade cada vez mais presente nos desenhos animados, em especial nos desenhos do Cartoon Network. Criado como um especial de Hora de Aventura em 2020, Terras Distantes foi lançado no Max dois anos após o encerramento da série original, dividido em quatro episódios, que narram aventuras dos personagens do desenho em um formato maior e mais aprofundado do que os capítulos de apenas 11 minutos cada da obra anterior. 

O episódio Obsidiana pode ser dito como o mais esperado pelos fãs desde o fim de Hora de Aventura, isso porque ele tem quase uma hora e é completamente focado em Marceline e Jujuba, casal que foi oficializado somente no final da série e contou com pouquíssimos frames que canonizaram as duas como namoradas. Durante todo o decorrer do seriado, fica implícito qual seria o motivo de, a todo momento, elas terem algum conflito mal resolvido. Afinal, até então, a dupla era apenas vista como ‘melhores amigas’ e seu relacionamento ficava apenas como uma teoria confirmada pela dubladora original de Marceline, Olivia Olson, uma vez que ainda era proibido deixar explícito o relacionamento. 

Gif retangular com Marceline e Jujuba rindo juntas em uma cozinha. O ambiente é preenchido com armários e gavetas rosados ao fundo, e uma bancada com armários no meio. A princesa Jujuba está mais à esquerda da bancada, com cabelo rosa longo, uma coroa amarela na cabeça, e vestindo uma roupa marrom de tom terroso. Marceline está mais à direita, flutuando, é uma mulher com cabelos escuros longos e raspados na lateral, veste uma regata vermelha e um shorts jeans, enquanto segura um baixo vermelho em formato de machado.
Mesmo sendo diferentes, uma cientista e uma rockeira, um ser doce e uma vampira, o casal sempre compartilha momentos divertidos e emocionantes (GIF: Max)

O casal ter sido o ‘endgame’ de Hora de Aventura faz com que a expectativa do herói e protagonista (Finn) ficar com a princesa Jujuba seja quebrada, abrindo possibilidades para novas formas de narrativa e paradigmas de se pensar romances em séries. Além disso, são poucos os episódios da produção original que mostram algo do relacionamento de tantas centenas de anos, o que faz com que Terras Distantes desenvolva melhor e traga mais cenas protagonizando a dupla. Com certeza, é um prato cheio para aqueles que queriam que o seriado original mostrasse mais delas. 

Não devemos deixar de citar a importância de Rebecca Sugar para o mundo dos desenhos animados. Ela é ativista LGBTQIAP+ e criadora de Steven Universo, outro desenho importantíssimo para a representatividade da comunidade, que trouxe temas e reflexões a respeito tanto para crianças, quanto adolescentes e adultos. Sugar foi extremamente importante para o desenvolvimento das canções de Marceline para a série, como também ajudou a produção a fazer o casal ‘Jujubline’ acontecer. 

Imagem retangular contendo a cena de Marceline e princesa Jujuba se beijando. O ambiente é escuro e rochoso para todos os lados. O céu está escurecido e com nuvens carregadas. No centro, Marceline está de costas para o espectador, vestindo um tênis, calças azuis, uma camiseta branca e com os longos cabelos escuros esvoaçando no vento. Jujuba, que está beijando Marceline, está vestindo uma armadura metálica rosa no corpo todo, com uma capa que tem o exterior preto e o interior listrado de branco e vermelho, seu cabelo rosa está mais ou menos na altura do ombro.
O beijo do casal foi uma das cenas mais esperadas da última temporada de Hora de Aventura (Foto: Max)

Durante o especial, Marceline e Jujuba enfrentam um monstro enjaulado que já havia aparecido em um passado distante, passado esse que envolvia tanto o começo do relacionamento das duas quanto o motivo do fim da relação. No episódio, elas já estão juntas novamente no presente, porém, precisam enfrentar as razões que levaram ao término. Vale ressaltar que, após o fim da relação, no decorrer do desenho, elas tiveram outros relacionamentos com diferentes pessoas, o que amplia as possibilidades de amor presente na série. 

Obsidiana é repleto de emoções e narrativas novas que fizeram o fandom do casal conhecer mais sobre as personagens por sair da narrativa que só focava nos protagonistas Finn e Jake. O episódio entrega momentos de romance e de conflitos entre Marceline e Jujuba, fazendo com que, não somente as cenas de amor sejam especiais, como também as de desentendimentos e necessidade de retorno ao passado para poder valorizar o que existe no presente. Por fim, é necessário ressaltar que as personagens não têm orientação sexual definida oficialmente, o que permite aos fãs teorizarem, usarem a imaginação e se identificarem com elas. 

Uma figura retangular, com fundo urbano repleto de prédios e janelas. No centro e mais à esquerda da imagem, Gary, um homem de pele clara, cabelo rosado, vestindo uma jaqueta rosada e uma camisa de manga longa cor de vinho. Segurando a mão de gary, Marshall Lee, um homem negro de cabelos escuros, vestindo uma jaqueta preta e usando uma camisa azul estampada. Ambos estão se olhando e sorrindo.
Marshall Lee e Gary é uma das formas que o casal assume em realidades alternativas; há também uma terceira realidade do casal na série, um mundo onde são inimigas mortais (Foto: Max)

Para quem aprecia narrativas como essa, vale a pena ‘tirar um tempinho’ na semana e assistir o especial Fionna e Cake, lançado em 2023, que narra uma realidade alternativa dos personagens em que o casal aparece como Marshall Lee e Gary, assim como mostra frames da dupla original e de outras realidades em que as duas sempre acabam se encontrando. Já para quem gosta mais de se aventurar pelas HQ’s oficiais, Hora de Aventura: Marceline e as Rainhas do Grito é uma boa escolha de leitura para se aprofundar no romance delas. 

O casal mais amado de Hora de Aventura ainda faz o fandom esperar mais cenas apaixonadas das garotas e os criadores do seriado sabem que conseguem entregar aquilo que se espera deles. Os fãs aguardam ansiosos que elas retornem em breve em mais aventuras, porém, até lá, Terras Distantes fez o importante trabalho de fazer o inesperado acontecer.

Deixe uma resposta