Sem disfarçar, Evidências do Amor é uma comédia romântica razoável

Cena do filme Evidências do Amor. Na imagem, os personagens Marco Antônio e Laura estão em um karaokê. Antônio é interpretado por Fábio Porchat, um homem branco de cabelos e olhos claros, e Laura é vivida por Sandy, uma mulher branca de cabelos e olhos escuros. Ambos vestem jaquetas em tons escuros e são fotografados a partir dos ombros pela câmera. Eles se entreolham enquanto ao fundo podemos ver uma televisão com a letra de Evidências, música cantada pela dupla no karaokê.
O casal inesperado surpreende pela pouca química e muita afinação (Foto: Warner Bros. Pictures)

Maria Vitória Bertotti e Nathalia Tetzner

Lançado em Abril de 2024, Evidências do Amor é a mais nova comédia romântica brasileira banhada a humor e uma trilha sonora um tanto quanto inesquecível. Com Fábio Porchat e Sandy Leah protagonizando o longa e formando um casal mediano e sem química, o filme conta a história de amor dos dois e de como a música Evidências, de Chitãozinho e Xororó, acompanha essa jornada de (muitas) lembranças, visitas literais ao passado e reconquista.

Para quem já assistiu ao filme, é um fato, e para quem ainda não, um spoiler: a atuação de Sandy Leah decepciona. Se você é uma daquelas pessoas que foi assistir Evidências do Amor esperando pelo triunfo da cantora, lamentamos pois o que ela realmente sabe fazer de melhor é soltar a voz. Sua tentativa de emplacar como atriz falha e deixa a desejar com a falta de carisma e emoções verdadeiras, sendo suas melhores cenas as em que canta – ainda assim, são um pouco entediantes. Sandy entrega visuais e boas canções, mas prefere manter o estereótipo de estrela da Música e filha do Xororó.

Também no protagonismo, Fábio Porchat ainda carrega o teor daquelas investidas humorísticas datadas à la Porta dos Fundos, porém, apesar de momentos exagerados, consegue entregar uma atuação pontual e genuinamente engraçada. Dividindo a tela com a cantora que, antes da comédia romântica apenas havia se aventurado na novela Sandy & Junior, o eterno Olaf ameniza a falta de experiência da companheira para tentar arrancar o sorriso do telespectador. 

Cena do filme Evidências do Amor. Na imagem, o personagem Marco Antônio aparece sentado em uma cadeira frente a mesa da antiga casa de seu pai. Antônio é interpretado por Fábio Porchat, um homem branco de cabelos e olhos claros, que veste uma jaqueta branca de moletom por cima de uma camiseta de botões verde. Ele olha cabisbaixo para o lado enquanto, ao fundo, podemos observar a decoração de tijolos modernos do cenário.
Marco Antônio nitidamente sofre de ‘Daddy Issues’ (Foto: Warner Bros. Pictures)

Toda a reflexão proposta por Evidências do Amor sobre o que faríamos de diferente se pudéssemos voltar ao passado, acaba se saindo bem melhor em termos de atingir os sentimentos da audiência com o arco secundário: a relação – ou melhor, a falta dela – entre pai e filho. Inconscientemente em busca de uma lista de melhores filmes da história criada pelo seu genitor, Marco Antônio demanda que Porchat coloque para fora as inseguranças internalizadas de seu personagem.

Na única cena realmente dramática – calculadamente inserida no longa para atrair compaixão ao casal principal –, o comediante entrega poucas lágrimas com dificuldade, que somente não causam um mal-estar maior do que a poker face da cantora como a ingênua Laura. Sim, assim como na vida real, a faceta de ‘mocinha’ permanece intacta e inabalável nas telonas do Cinema, mesmo diante da sequência com maior potencial de tocar os corações. Pelo visto, drama e emoção não são o forte de Porchat e Sandy.

Se a dupla principal deixa faltar química de vez em quando, Evelyn Castro rouba a cena no papel de Júlia, síndica e conselheira de Marco Antônio. Com uma alegria contagiante frente ao desânimo e desespero do outro, Castro traz aquela dose de racionalidade que acompanha e ajuda a equilibrar as loucuras cometidas pelo protagonista nas viagens ao passado. Larissa Luz também está ótima como a chefe de Marco Antônio, sendo um destaque mesmo diante de poucas aparições.

Cena do filme Evidências do Amor. Na imagem, os personagens Marco Antônio e Laura aparecem discutindo. Antônio é interpretado por Fábio Porchat, um homem branco de cabelos e olhos claros, e Laura é vivida por Sandy, uma mulher branca de cabelos e olhos escuros. Ele é fotografado de frente, enquanto ela está de costas para a câmera de filmagem. Antônio veste um moletom cinza e um shorts xadrez em preto e branco. Já Laura, veste um moletom vermelho com uma saia listrada em tons cinzentos. Ambos são capturados pelo enquadramento a partir da cintura enquanto, ao fundo, podemos ver o cenário moderno do apartamento do casal.
Marco Antônio não cansa de mostrar ser a melhor pessoa do mundo – mesmo não sendo (Foto: Warner Bros. Pictures)

Quem nunca foi assombrado por uma faixa grudada feito chiclete na mente que atire a primeira pedra. Com os nervos à flor da pele, o casal se encontra no pior cenário possível: estarem presos em um loop de memórias atreladas a uma das composições mais célebres da história, Evidências. Esse pesadelo acaba respingando no telespectador que, após tanta exposição ao ‘hino não-oficial’ do Brasil, começa a se irritar também.

Para surpresa de poucos e certeza de muitos, era inevitável que a dupla sertaneja dona do hit que embala o filme aparecesse para ocupar alguns minutos de tela. É bem satisfatório ver Chitãozinho e Xororó dando o ritmo de cenas finais ao longa com sua música tocando mais uma vez (dentre as outras milhares que já foram citadas), mas agora, pessoalmente e em uma tentativa, um tanto quanto amena, da produção pegar seu público de surpresa. 

Na imagem, Porchat e Sandy estão se olhando um de frente para o outro. Eles estão em um karaokê e seguram microfones na mão, perto da boca aberta para cantar. A iluminação é avermelhada ao fundo, criando uma sombra neles. Porchat está à esquerda e usa uma camisa de manga longa vinho, com as mangas dobradas quase até o cotovelo. Ele tem pouca barba, usa óculos claros e seu cabelo é curto e castanho escuro. Do lado direito está Sandy, que veste uma jaqueta marrom. Ela tem o cabelo médio, castanho escuro e usa franja. Ambos estão com um pequeno sorriso no rosto.
Quase todas as incontáveis versões existentes da faixa Evidências são apresentadas pelo longa (Foto: Warner Bros. Pictures)

A maioria dos filmes de Comédia sempre tem alguma falha basal na sua produção, e nesse não poderia ser diferente. O que mais chama a atenção é a rapidez com que a personagem de Sandy supera o namoro, quase casamento, que teve com Marco Antônio após longos anos de relacionamento, e já fica noiva de outro homem em 365 dias. É compreensível e super normal superar longas relações na vida real em pouco tempo, mas na ficção, essa rapidez incomoda e até atribui um ar de ‘sem coração’ para Laura. De resto, só risadas mesmo. 

Pelo fato das viagens ao passado só ocorrerem quando alguém coloca Evidências para tocar, a pós-produção teve de elaborar transições aceitáveis para o longa. Surpreendentemente para o gênero de comédia romântica, os efeitos visuais são decentes, com as falhas técnicas se tornando mais aparentes na mixagem de som que, durante os momentos de ‘cantoria’, soa desconfortável. Inclusive, é possível perceber quando algum diálogo teve de ser regravado em estúdio.

Foto com Porchat e Sandy em um barco. À esquerda, Fábio Porchat está de costas e olhando na direção de Sandy. Usa uma camiseta marrom, óculos claros e tem o cabelo curto e castanho escuro. O reflexo do sol está bem em cima de sua cabeça. À direita, Sandy está de lado e olhando para Porchat. Ela usa uma roupa azul de alças largas, seu cabelo é comprido castanho escuro e está cobrindo a maior parte da roupa. A imagem é bem iluminada por conta do sol direto, e ao fundo está o mar.
O clichê da reconquista é bem fofo, vamos admitir (Foto: Warner Bros. Pictures)

Repleto de espaços para referências culturais nacionais, Evidências do Amor também possui até mesmo uma sequência que lembra um pouco o musical hollywoodiano La La Land: Cantando Estações (2017). Dirigido por Pedro Antônio, com roteiro escrito pelo cineasta – já acostumado com a Comédia – e Álvaro Campos, Fábio Porchat e Luanna Guimarães, o filme é a aposta brasileira para a onda de retomada das comédias românticas que trazem para os cinemas títulos como Que Horas Eu Te Pego? (2023) e Uma Ideia de Você (2024). Todos com números de bilheteria positivos em relação à última década.  

Evidências é uma faixa chiclete desde que foi lançada e já ganhou o coração dos brasileiros há anos, mas fazer um filme inteiro com a música sertaneja exige força e coragem para emplacar nas telonas do país. A produção consegue dar um tom bem enfático com a canção entrelaçada ao roteiro e, apesar de alguns furos na história, Evidências do Amor pode ser considerada a mais nova comédia romântica ‘queridinha’ do público tupiniquim.

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