Ana Júlia Trevisan
Para os nascidos na segunda metade da década de 80, a MTV é um canal que dispensa apresentações, sua filial brasileira – a MTV Brasil – foi fundada em outubro de 1990. Ainda que hoje faça sucesso com programas como De Férias Com o Ex e Catfish, a emissora teve seu auge nos anos 90. A grade diária era pensada para jovens adultos e influenciava o mercado musical da época, exibindo bandas como Nirvana e Alice in Chains. Seus programas viraram selo musical, como é o caso do fenomenal Acústico MTV, onde os artistas gravavam os clássicos de seu repertório sem instrumentos elétricos.
Engenheiros do Hawaii, Kid Abelha, Rita Lee e Titãs foram alguns dos gigantes nomes que marcaram presença no Acústico. Sempre com um álbum magnífico nascendo, a gravação é a coletânea de sucessos mais bonita da discografia de seus participantes. Mas, em meio tanto som bom, há um insuperável: o de Cássia Eller. Nascida no Rio de Janeiro em 1962, a artista é dona de uma das vozes mais inconfundíveis da música brasileira. A cantora, que faleceu precocemente em dezembro de 2001, teve o lançamento deste DVD como seu último registro.
Cássia, que sempre pedia a Deus um pouco de Malandragem, usou esse sucesso para ser uma das primeiras músicas do disco. Uma das letras mais monumentais que existe em solo brasileiro, a composição do imortal Cazuza em parceria com Frejat foi recusada por Angela Ro Ro, e se transformou no que é hoje graças a potência de Cássia Eller. A gravação ter Malandragem logo em seu princípio faz jus a carreira da cantora que emplacava os lançamentos de seu repertório.
O palco do show foi montado em 360°, de forma que cantora e músicos pudessem se ver a todo instante. A união entre eles é mágica, vemos a estrutura do cenário como uma grande reunião familiar no almoço de domingo, mas sem o tio chato estragando a relação harmoniosa. A troca de musicalidade criou um ambiente confortável, permitindo que Cássia emanasse talento e esbanjasse carisma ao lado de sua banda. Elevando ainda mais a apresentação, que já nasceu com a promessa de ser unânime.
Introvertida, a cantora tem apenas breves falas com o público, mas se transforma em um monstro, no boníssimo sentido da palavra, quando abre a boca para cantar. Como em Vá Morar com o Diabo que ela timidamente anuncia o nome do compositor e depois solta o vozeirão e brinca com o ritmo da música. Em Partido Alto, não é diferente: gigante sentada num banquinho, Cássia mostra o pleno domínio que tem em seu instrumento que é a voz e no final, ainda brinca que Chico Buarque é seu verdadeiro pai. E não foi só nessa que ela acertou se arriscando no samba, Nós traz um novo tom pro disco, e revela mais uma de suas multifacetas.
A produção foi dirigida por Luiz Brasil e o infernal Nando Reis. Uma das amizades mais conhecidas da MPB, Nando e Cássia viviam uma admiração mútua e, juntos, dividiram sucesso, palco e canções. Nando nunca escondeu o amor pela cantora, o compositor escreveu a emblemática e intimista All Star e fez o disco póstumo Dez de Dezembro para aumentar o número de parceria entre a dupla dinâmica.
Além de dirigir o acústico, as composições de Nando fatalmente estão presentes no repertório, já que Cássia é a cantora que mais gravou suas letras. Ao todo, o nome do Infernal aparece 4 vezes na ficha das canções. Nando também subiu ao palco para cantar a forte Relicário, criando um novo arranjo para a música capaz de garantir paz e realinhar os chakras toda vez que o play for apertado, marcando a memória de quem escuta pela primeira vez.
E.C.T., Luz dos Olhos e O Segundo Sol são as outras músicas que compõem o quarteto Reis. E.C.T., que também conta com a assinatura de Marisa Monte e Carlinhos Brown em sua letra, tem um arranjo complexo e uma melodia ligeira na lírica entre o locutor e o cara que carimba postais, Cássia domina a canção com tamanha destreza que faz parecer fácil. Da mesma forma como faz Luz dos Olhos parecer natural, uma declaração feita segurando nossa mão.
Não tem como falar de clássicos da Cássia Eller e não mencionar O Segundo Sol. Não havia como fazer essa gravação e deixar uma de suas maiores canções de fora. Eternizada em 1999 no álbum Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo, a música traz uma letra um tanto misteriosa e fala como a vida tem diferentes pontos de vista. O Segundo Sol é o maior selo de garantia da bem sucedida parceria de voz e composição entre Cássia e Nando Reis.
O ruivo não foi o único a abrilhantar as noites de gravações que aconteceram em março de 2001. O cantor Xis e a banda nacional de rock Nação Zumbi subiram ao palco para alimentar a consagração do disco. Juntos, Xis e Nação Zumbi gravaram De esquina, composição do cantor. Cássia leva a música em ritmo pacifico, fazendo com que os trechos fiquem em looping na cabeça de quem os ouve. Depois, é o momento de Quando a Maré Encher. Em companhia da banda, a energia do estúdio é elevada em seu máximo, trazendo o gosto eletrizante que teve essa apresentação no Rock in Rio de janeiro do mesmo ano.
Nessa gravação, a cantora mostra de maneira poderosa e respeitosa sua admiração pelos maiores nomes do rock nacional: Renato Russo e Cazuza. É cantando as composições desses gênios que ela protagoniza o clímax do disco e torna o acústico um trabalho imortal. Por Enquanto foi a primeira música que Cássia aprendeu tocar da extraordinária Legião Urbana e não poderia faltar na gravação, a faixa é, atemporalmente, uma das melhores opções para sofrer na calada da noite com o foninho no máximo.
Já 1° de Julho foi composta por Renato especialmente para Cássia quando o cantor descobriu a gravidez dela. Seus versos “Sou Deus, tua Deusa, meu amor” são os mais bonitos de toda Música Popular Brasileira. Todo amor que houver nessa vida, de Cazuza, completa a santíssima trindade do Acústico MTV. Com a cantora imprimindo sensualidade em sua interpretação, a canção ganha uma de suas melhores versões e também a mais gostosa de ser ouvida. Afinal, quem não quer a sorte de um amor tranquilo?
O acústico foi ensaiado em uma fazenda durante três semanas de fevereiro, o que colaborou para todo o sentimento de união familiar que a cantora e os músicos transmitiram. Foi com muita chuva que a banda fez os arranjos das faixas, sendo Non, Je Ne Regrette Rien, de Edith Piaf, o mais instigante de todos. Cássia não teve dificuldades em encarar o desafio, a carioca se firmou poliglota e além de encantar com um francês perfeito, deu voz a Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band de John Lennon e Sir Paul McCartney, não deixando dúvidas que sua predominância vocal vai muito além do português.
Em meio uma sonoridade de primeira categoria, ainda houve espaço para referenciar os gigantes da MPB. Queremos Saber, de Gilberto Gil traz uma leveza indescritível, traçando uma divisão na linha do tempo do faixa a faixa. Já Top Top foi a canção escolhida dos Os Mutantes, marcante na vida de Cássia Eller, o arranjo recriado por Luiz Brasil encerrou o show com o delicioso alto astral caótico e animado que a banda original expressava.
O Acústico MTV é um álbum nostálgico, que traz o melhor e mais poderoso repertório de uma cantora que nos deixou tão nova, mas permanece viva em nossa consciência nos ensinando a amar. Tímida com a mídia, Cássia Eller era uma verdadeira força da natureza em cima do palco, fazendo com que aquele tablado fosse minúsculo para a sua imensidão. E, sem saber, ela encerrou sua carreira dando o melhor de si, em uma apresentação mágica e magnética que, há 20 anos, prende quem escuta. Eu trocaria a eternidade pela noite dessa gravação.