Agata Bueno
AIR: A História Por Trás do Logo não é sobre o homem que voava nas quadras e sim sobre as asas dele – ou melhor: como as asas do homem que podia voar se tornaram o que são hoje. Baseado em fatos reais, a produção do Amazon Prime Video conta a história dos Air Jordan, tênis que viraram referência no basquete. No entanto, a obra não foca no esporte ou na carreira de Michael Jordan, mas opta por protagonizar os homens que fizeram uma parceria quase improvável acontecer, dando destaque ao ambiente corporativo que presenciou a mudança do marketing esportivo. Entre acordos e cadarços, o filme é uma agradável surpresa para o público.
AIR apresenta o começo dos anos 1980, quando a Nike ainda não era um império e Jordan começava a mostrar seu talento nas quadras de basquete. Com um ritmo leve e bem construído, a película narra desde o primeiro instante em que o garoto propaganda do Air Jordan foi escolhido. A história de um time nada convencional que aposta tudo em uma das jogadas mais certeiras da empresa é mais do que uma biografia ou uma propaganda, é a história por trás da construção das asas mais lucrativas de todos os tempos.
À princípio, o longa dirigido por Ben Affleck parece ser uma receita pré-pronta de Hollywood, com um apelo motivacional acrescentado de porções generosas de discursos de marketing inspiradores. A trama, entretanto, entrega muito mais do que promete e prende do início ao fim, desde sneakerheads até aqueles que encontraram o filme por acaso. As transições entre cenas e a atenção aos símbolos e ícones garantem que 1984 foi um ano e tanto para os norte-americanos, principalmente no basquete.
Com nomes como Matt Damon, Viola Davis, Jason Bateman e Ben Affleck no elenco, AIR é uma produção bem executada que retrata as negociações entre uma empresa que não queria ser deixada para trás e os pais de uma estrela em ascensão. O roteiro de Alex Convery é atento a detalhes e envolve o espectador no mundo esportivo, sem parecer uma grande propaganda da Nike, enquanto narra a história da linha de tênis mais famosa do mundo.
Embora o resultado das negociações seja esperado, o desenrolar da narrativa acrescenta sutilmente elementos da cultura popular dos Estados Unidos nos anos 1980 e se junta com a performance de grandes nomes do Cinema para surpreender a audiência. Um dos elementos surpresas, o rosto do ator que representa a versão jovem de Michael Jordan, não aparece em nenhum momento, destacando o produto da estrela. De acordo com o diretor, essa é uma maneira de permitir que o público evocasse suas próprias lembranças do que o astro significa. A fotografia de Robert Richardson também trabalha com a memória dos espectadores, mesclando recortes característicos da década com cores vivas que envolvem as personagens numa aura heróica.
Com destaque aos homens que estiveram à frente das câmeras, Sonny Vaccaro, o executivo de marketing estrelado por Matt Damon, é o ponto central entre a família Jordan e os tênis que mudariam o curso do mercado esportivo. A caminho do primeiro contato com a família do jogador, o personagem aparece em uma estrada com outros dois carros, que ele acaba por ultrapassar: é como se a Nike já tivesse superado suas concorrentes. Afinal, “Just do it” representa uma metáfora cheia de referências que torna o longa o arremesso perfeito.
A fotografia perspicaz, um elenco de peso escolhido a dedo e uma atenção aos detalhes tornam AIR: A História Por Trás do Logo uma jogada ousada e bem sucedida. Sem pretensão de ser uma biografia de uma empresa ou de um astro do basquete, o enredo contagiante traz consigo uma experiência imersiva no mundo corporativo e na esfera do esporte. Com um ritmo incrível durante 1 hora e 52 minutos, a produção alça voo ao mostrar os bastidores das asas mais lucrativas do mundo.