Ana Beatriz Rodrigues
Piscamos e já se passaram 5 anos desde a última vez que vimos Jennifer Lawrence como a Garota em Chamas nas telonas. Jogos Vorazes: A Esperança – O Final encerra a saga inspirada nos livros da Suzanne Collins e mesmo que sua melhor adaptação seja referente ao segundo livro, o final também não deixa muito a desejar. Nesse longa cheio de mortes, acerto de contas e ação, finalmente conhecemos o desfecho emblemático da protagonista que divide opiniões até hoje.
Seguindo exatamente do ponto que parou o filme anterior, sabemos que Peeta Mellark (Josh Hutcherson) foi trazido da Capital e está totalmente torturado, assumindo caráter violento contra Katniss. O presidente Snow (Donald Sutherland), homem frio e com mãos que transbordam de sangue próprio e alheio, sabia que torturaria a garota em chamas ao castigar Peeta. E como tudo é uma questão de jogo político nessa história, ele não poupou esforços para que o símbolo da revolução se abalasse com isso.
O padeiro, dedicado e carinhoso que conhecemos nos outros filmes, agora é possuído por um Mellark que odeia sua amante. Assistir as cenas de que isso é explícito é de machucar o coração e a recuperação do mocinho é algo que esperamos ansiosamente. Mais uma vez, o triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale (Liam Hemsworth) não é o ponto mais importante e chega a ser apenas um detalhe. Assim, Jogos Vorazes sai um pouco da mesmice das histórias adolescentes lançadas no mesmo período e o foco principal é o desfecho desse momento turbulento em Panem.
Katniss não escapou de ser manipulada mesmo pelos rebeldes. Alma Coin (Julianne Moore), presidente da revolução, controla todas as ações da garota do 12 e utiliza como propaganda contra Snow. Fragilizada pelas perdas e cansada dos últimos acontecimentos, Katniss resolve abolir essa guerra com as próprias mãos e segue rumo à Capital para, enfim, matar o presidente. Após o casamento de Finnick Odair (Sam Claflin) e Annie (Stef Dawson) e uma cena emocionante com a irmã Prim (Willow Shields), a protagonista vai escondida para essa missão, que pode ser suicida.
Ao chegar na Capital de Panem, Everdeen e o telespectador descobrem que a cidade virou uma grande arena dos Jogos Vorazes. Com armadilhas espalhadas por todo território e centenas de Pacificadores, ficou ainda mais difícil dessa guerra chegar ao fim. A atrocidade que ocorria apenas uma vez no ano, com 24 crianças de todos os distritos, agora estava perto dos moradores da Capital, esses que eram amantes deste programa assassino. O ‘espetáculo’ chegou mais uma vez em Panem, assim “Senhoras e Senhores, bem-vindos ao 76ª Jogos Vorazes” e Garota em Chamas não entrou nesse jogo para sair perdendo.
Gale, Finnick, Boggs (Mahershala Ali) e outras pessoas formam a equipe que ajudará Katniss na sua missão pessoal. Quem também integra esse grupo é Peeta, que está recuperando a memória e pretende mostrar isso. Essa Arena, construída com a tecnologia já conhecida dos outros filmes, trouxe perdas devastadoras para a nossa protagonista. Surpreendendo o público que ainda não leram o livro, Finnick se despediu da franquia antes de conhecer o filho que sua esposa esperava. Atacado por bestantes, Finnick se via em um cenário impossível, então Katniss precisou tomar a decisão de explodir o local e poupar o amigo de mais sofrimento.
Essa morte não caia no colo da protagonista, só era mais uma para a conta extensa de Coriolanus Snow. Essa mesma morte tirou várias lágrimas dos fãs e o final da história teve que seguir sem o menino sedutor e carismático do distrito 4. Outra morte que chocou, e ainda causa muito, é a da Primrose Everdeen, a irmã de Katniss, que ao ser chamada para os Jogos Vorazes, virou o estopim da mudança na vida da protagonista.
Em uma cena cheia de ação, e até um pouco confusa, Prim ao tentar ajudar algumas crianças que foram atacadas presencia uma explosão. Katniss, que sempre teve como sua missão proteger sua família, mais uma vez perdeu alguém especial. A Segunda Revolução trouxe consequências inestimáveis para toda Panem e principalmente para nossa heroína. Jennifer Lawrence demonstra isso de forma clara ao interpretar o sofrimento da Katniss, representando o que um momento político pode trazer para a vida das pessoas.
Peeta é a personificação das dores da Garota em Chamas. Porém, o rapaz, que sempre foi apaixonado pela Katniss, começa a voltar no trilho e para o seu estado natural. Em um jogo que pode parecer infantil, o padeiro do distrito 12 começa a questionar sua amada sobre fatos das vidas dos dois. Mesmo confuso, ele conta um episódio ou até uma característica e pergunta se aquilo é ‘Verdadeiro ou Falso’. Assim eles começam a se aproximar, com a ajuda mútua para que esse relacionamento dê certo.
As artimanhas usadas dos dois lados trouxeram traumas gigantescos na vida da nossa protagonista que a acompanharam durante sua vida. O fim da Segunda Revolução finalmente chegou e a morte de Snow ficou na mão da Katniss. Seguindo sempre seu coração, ela decidiu e mudou o rumo do fim da Guerra. No fim de tudo isso, com a política e o país finalmente se recuperando, a protagonista volta para o Bairro dos Vencedores do distrito 12 e segue com sua vida.
Esse final da história, trouxe várias discussões dentro e fora do fandom de Jogos Vorazes. A escolha da Katniss de seguir uma vida ‘tranquila’ irritou algumas pessoas que acreditavam que para ser forte e finalizar sua trajetória, ela precisaria continuar como representante política. Mas ela nunca quis isso de verdade e toda revolução afetou demais sua vida. Com o apoio de Peeta, Katniss se mostrou forte ao poder finalmente escolher sua trajetória e ser feliz após tanto sofrimento.