Ame ou Odeie: pela quinta vez, Big Mouth provou que não tem limites

Cena da série em desenho animado Big Mouth. Na imagem, Missy e Nick apoiam as suas costas um no outro enquanto trocam olhares maliciosos. Missy, uma menina negra de cabelo e olhos escuros, veste uma camisa curta amarela e uma calça azul. Nick, um menino branco de olhos azuis e cabelo castanho, veste uma camiseta branca por cima de uma peça azul, enquanto as suas pernas são cobertas por uma calça de tom roxo e o seu nariz está enfaixado. Ao lado dos personagens há uma bicicleta posicionada em um bicicletário. Apoiadas ao meio de locomoção estão duas minhocas do ódio, uma nas cores laranja e vermelha e outra nas cores amarela e roxa. Elas se entreolham e a minhoca laranja usa um óculos de grau. Ao fundo, há uma parede no tom roxo do meio para cima e no tom cinza do meio para baixo, duas janelas completam a cena.
Atenção: Missy e Nick feriram vários direitos humanos na 5ª temporada de Big Mouth (Foto: Netflix)

Nathalia Tetzner 

Amor e ódio são dois extremos, incoerentemente, próximos. Prova disso é o enredo da 5ª temporada de Big Mouth, que mostrou como o caminho entre esses sentimentos tão opostos pode ser curto. Instigados por Jessi Glaser (Jessi Klein) e suas atitudes egoístas, Missy Foreman-Greenwald (Ayo Edebiri), uma de suas melhores amigas, e Nick Birch (Nick Kroll), seu admirador apaixonado, se converteram do amor ao ódio e rapidamente viraram os maiores inimigos da adolescente. Cegos de raiva, eles também roubaram o protagonismo e se tornaram a dupla que os fãs não sabiam que precisavam. 

Responsáveis por ditar o ritmo, a entrada das personas completamente distintas do Besouro do Amor e da Minhoca do Ódio acrescentaram profundidade na jornada de Missy e Nick. Sempre recheados de referências culturais, os novos episódios de Big Mouth contaram com Keke Palmer dublando a, ironicamente carismática, Minhoca do Ódio Rochelle. O ápice foi atingido já de primeira em Novembro sem gozo, quando Hugh Jackman deu vida a sua versão em forma de pênis e Jay Bilzerian (Jason Mantzoukas) teve um “orgasmo emocional”, pouco tempo depois de jurar para Lola Skumpy (Nick Kroll): “Eu nunca mais vou gozar na minha vida!”.

Cena da série em desenho animado Big Mouth. Da esquerda para a direita na imagem, estão presentes uma minhoca do ódio e dois besouros do amor. A minhoca possui no corpo tons laranja e vermelho, além de usar óculos de grau para os seus olhos verdes. O primeiro besouro do amor, localizado entre a minhoca do ódio e o segundo besouro do amor, possui pela amarela e olhos vermelhos, além de usar óculos e vestir peças vermelhas e roxas. O segundo besouro do amor, localizado na extrema direita, possui asas e um corpo nos tons roxo e rosa, além de possuir a pele amarelada. Ao fundo, tons de roxo completam o cenário.
Com a entrada de novos personagens que agregaram tanto, alguém viu o Andrew por aí? (Foto: Netflix)

“Meu coração estava cego/O amor se perdeu/Estou passando por mudanças”. A redenção de Charles Bradley no cover da música Changes do Black Sabbath mais uma vez se encaixou perfeitamente na narrativa do desenho animado. Afinal, não foram somente os adolescentes que passaram por grandes mudanças, o Besouro do Amor, Walter (Brandon Kyle Goodman), alimentou-se do ódio de um Nick rejeitado por Jessi e se transformou em uma Minhoca do Ódio. As escolhas sonoras para os créditos também foram certeiras, a exemplo dos versos de Tyler, The Creator e Pharrell que ecoaram no final do episódio 7 com IFHY: “Eu te odeio pra caralho/Mas eu te amo/Eu não sou bom em deixar minhas emoções escondidas”.

Jogado para escanteio, o roteiro de Big Mouth até tentou emplacar uma jornada solo para Andrew Glouberman, brilhantemente interpretado por John Mulaney, mas acabou caindo na mesmice, onde o exagero da perversão não atraiu ninguém além de Bernie Sanders (Kristen Schaal), a sua paixão das férias de inverno. Incapaz de cultivar sentimentos ruins e em busca de sua paz espiritual, Andrew se afastou cada vez mais do seu companheiro de tela Nick Birch, deixando o destaque para os personagens que realmente transitaram do amor ao ódio, trajetória que norteou toda a temporada.

Cena da série em desenho animado Big Mouth. Da esquerda para a direita na imagem, estão presentes Devin, Matthew, Jay e Lola. Devin é uma menina branca de cabelo e olhos castanhos. Matthew é um menino branco de cabelo e olhos claros, ele veste uma camiseta de botões com uma gravata borboleta vermelha. Jay é um menino armênio de cabelo e olhos escuros, ele veste um colete de botões cinza por cima de uma camiseta rosa com uma gravata vermelha. Lola é uma menina branca de cabelo loiro e olhos castanhos, ela usa um vestido preto e rosa com brincos dourados. Devin parece intrigada, enquanto Jay parece indeciso no meio dos outros personagens. Matthew parece angustiado e Lola parece estar com raiva. Ao fundo, tons cinza e roxo.
Matthew, Jay e Lola formaram um triângulo amoroso e conturbado (Foto: Netflix)

Com os nervos à flor da pele, Jay teve que decidir entre uma atração repentina e um relacionamento de idas e vindas. Se o amante de travesseiros se sentiu dividido entre Matthew MacDell (Andrew Rannells) e Lola, o público teve uma certeza: os intérpretes dos momentos mais cômicos da série deveriam interagir em mais cenas. A cheia de atitude Lola Skumpy e a sua dificuldade em expressar sentimentos foram obstáculos para a sua relação com Jay Bilzerian. Por isso, a revelação de Matthew como o vencedor da disputa aconteceu em Feliz Ano Re-Novo, o último episódio caótico da 5ª temporada.

Embora tenha sido o estopim para o amor e o ódio andarem lado a lado no desenho animado, Jessi Glaser perdeu o seu favoritismo dentro e fora da Bridgeton Middle School. Levando os créditos pela mudança de mascote da escola, ideia originalmente levantada por Missy Foreman-Greenwald, o egoísmo da adolescente despertou a inveja de uma das personagens mais queridas pelos fãs em Monstro de olhos verdes, sendo difícil para o público não deixar se levar pelas emoções. Porém, o mesmo episódio conseguiu introduzir um arco interessante para Jessi: o seu romance com Ali (Ali Wong). Relacionamento que garantiu o escândalo do ano após Missy espalhar boatos feito uma hater na internet.

Cena da série em stop motion Big Mouth. Da esquerda para a direita na imagem, estão presentes os monstros hormonais Connie e Maury nas suas versões boneco. Connie é um monstro hormonal feminino e possui a pele amarela e os olhos azuis, além de sua pelagem ser ruiva. Maury é um monstro hormonal masculino e possui a pele amarela e os olhos verdes, além de sua pelagem ser ruiva. Ao fundo, tons marrons.
As versões boneco dos Monstros Hormonais protagonizaram o episódio mais besteirento da 5ª temporada: o Especial de Natal (Foto: Netflix)

Desprovido de limites, a 5ª temporada de Big Mouth preparou um episódio natalino grotesco. Gravado em stop-motion, a versão boneco dos monstros hormonais Connie (a vencedora do Emmy Maya Rudolph) e Maury narraram pequenas histórias clássicas com a atuação dos personagens principais da série. Um Natal muito Big Mouth prometeu logo nos primeiros minutos a visão do Papai Noel como o público jamais havia testemunhado, de fato, a nudez do bom velhinho e a orgia entre os duendes são imagens que infelizmente demoram para sair da mente de quem assiste. 

Igualmente memorável, a caótica festa de feliz ano “re-novo” que revelou Jay e Matthew, também “re-transformou” o ódio em amor. Ao perceberem o quanto o ódio arruinou as suas vidas, Missy e Nick enfrentaram as suas Minhocas do Ódio. Enquanto a protagonista imediatamente retornou a si mesma, Nick foi teletransportado para o Mundo dos Monstros. Lá, personagem e autor se encontraram de forma inusitada e especial, bastou uma frase de Nick Kroll para que Nick Birch compreendesse quem ele é: “os seus monstros são você”. Encerrando com incontáveis pedidos de desculpas, Big Mouth teve a sua 6ª temporada confirmada e o seu spin-off Human Resources deve ser lançado em breve.

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