Guia Persona

Antes de QUALQUER COISA…

Se interessou por alguma pauta? Sempre mande uma mensagem para a gente antes de começar a escrever, assim podemos checar se ela está disponível e reservar o texto para você.

Lembrando que o Persona é aberto para qualquer pessoa escrever. Não temos processo seletivo para ser um colaborador do site e você não precisa ser aluno da Unesp para enviar textos. Quer entender melhor como funciona? Manda uma mensagem pra gente.

 

ESTRUTURA DE TEXTOS PARA O SITE


Título do texto

IMAGEM 1

Legenda da imagem (Foto: Créditos/NomeDaFonte, ou em último caso, Reprodução)
[Texto alternativo: Descrição da imagem.]

Seu Nome em negrito

2 OU 3 PARÁGRAFOS DE TEXTO
IMAGEM, VÍDEO OU GIF 

Legenda da imagem ou gif, vídeo não precisa de legenda (Foto: Créditos/NomeDaFonte, ou em último caso, Reprodução)
[Texto alternativo: Descrição da imagem.]
2 OU 3 PARÁGRAFOS DE TEXTO
IMAGEM, VÍDEO OU GIF 

Legenda (Foto: Créditos/NomeDaFonte, ou em último caso, Reprodução)
[Texto alternativo: Descrição da imagem.]
etc...

(isso é só um modelo, não precisa ter obrigatoriamente esse tamanho) 


*OBSERVAÇÕES TÉCNICAS:

  • dê preferência a títulos chamativos, máximo de 2 linhas
  • SEMPRE colocar seu nome
  • a cada 2 ou 3 parágrafos de texto, inserir uma IMAGEM, VÍDEO ou GIF
  • renomear os arquivos das imagens com a ordem que elas devem aparecer no texto (ex: imagem 1, imagem 2, etc)
  • mandar imagens em boa qualidade e em tamanho grande, clique aqui para ver uma dica de como procurar
  • SEMPRE tentar ao máximo creditar onde você encontrou a imagem no (Foto: Créditos), seja ela propriedade de uma empresa ou de um fotógrafo/artista; se não for possível encontrar, utilizar (Foto: Reprodução)
  • NÃO é créditos/fonte de imagem: Google, SiteAleatório, Wikipédia, IMDB, etc…; geralmente, os veículos que postaram a foto colocam a quem pertence, é só conferir ou pesquisar
  • descrever as imagens para o texto alternativo (mais sobre abaixo)
  • legenda NÃO tem ponto final
  • para vídeos do youtube, coloque o link no lugar que ele deve aparecer
  • você também pode utilizar outros anexos externos, como álbuns do spotify, playlists, etc
  • os parágrafos devem ter mais de 5 linhas e menos de 10
  • os parágrafos devem ter tamanhos parecidos entre si, para deixar a leitura do texto mais agradável
  • os parágrafos devem ter pelo menos 2 (dois) pontos finais, não podendo, em hipótese alguma, serem escritos em período único
  • por mais que as indicações do Jornalismo Digital ditem que os parágrafos devam ser curtos, o Jornalismo Cultural tem autonomia e, dentro do Persona, optamos por seguir esse padrão de parágrafos entre 5 e 10 linhas
  • em uma crítica cultural, é coerente e preferível que o argumento completo esteja presente dentro do mesmo parágrafo, por isso optamos pelo comprimento mais extenso
  • escreva quanto achar necessário, não tem limite de tamanho total do texto
  • pelo menos UM hiperlink por parágrafo (pode ser link para entrevistas, críticas, vídeos, o que for agregar ao conteúdo)
  • NÃO LINKAR página da Wikipédia ou do IMDB
  • SEMPRE colocar palavras estrangeiras e nomes de séries, filmes, músicas, livros, etc em itálico
  • no caso de nomes de personagens, pessoas reais e bandas não é necessário usar itálico
  • SEMPRE usar a estilização oficial das obras (Raya e o Último Dragão, Três Anúncios para um Crime, folklore, HAIM: seguir a padronização ao usar letras maiúsculas e minúsculas)
  • aspas são usadas APENAS para citações
  • use subtítulos se achar necessário, indique eles em NEGRITO
  • descrever as imagens para o texto alternativo (mais sobre abaixo)
**DESCRIÇÃO DAS IMAGENS/TEXTO ALTERNATIVO:

Para aumentar a acessibilidade do site, o Persona começou a usar o recurso de texto alternativo, que consiste em descrever as imagens para que pessoas com deficiência visual acessem na íntegra todo o conteúdo da crítica, incluindo as fotos e gifs.

A descrição é simples, direta e clara. Abaixo, você pode conferir um post do projeto Biblioteca Falada com dicas e instruções para fazer o texto alternativo e três exemplos do próprio Persona. Qualquer dúvida pode falar com a gente pelo e-mail, perfil oficial ou através de algum membro da Editoria.

EXEMPLOS:

Texto alternativo: Capa do CD Margem, Finda a Viagem. Fotografia quadrada com o fundo preto. Na parte inferior central está a cantora Adriana Calcanhotto. Uma mulher branca, de cabelo preto raspado. Ela veste um vestido preto com uma capa azul imitando uma rede de pesca. Sua mão direita está na altura de sua boca com um dedo levantado fazendo sinal de silêncio. Na sua frente há um microfone. Na parte superior pode-se ler “Margem Finda a Viagem” e abaixo “Adriana Calcanhotto” ambas na cor cinza.

Texto alternativo: Cena da série The Mandalorian. Na imagem, vemos o personagem Din Djarin, vestindo a armadura mandaloriana. A armadura é prateada, possui um cinto e um capacete de metal com detalhes em preto que cobre todo o rosto. Ele segura Grogu em um dos braços, um ser de tamanho de um bebê de pele verde, olho de sapo e orelha pontuda. Os dois estão ao centro da imagem, e voam por um céu azul.

Texto alternativo: Cena do filme On the Rocks. Bill Murray, que interpreta Felix, é um homem branco e idoso de cabelo grisalho e veste terno preto. Ele beija a testa da filha Rashida Jones, que interpreta Laura. Ela é uma mulher negra de pele clara e veste camiseta cinza. Eles estão na rua, ao lado de um carro preto e está de dia.


*ENVIO dOS textos:

  • enviar pro e-mail do Persona: edicaopersona@gmail.com
  • link do texto APENAS do Google Docs (não se esqueça de habilitar edição)
  • texto em fonte Arial e tamanho 12
  • sempre anexar no e-mail as imagens e gifs que foram utilizados no texto
  • escrever no corpo do e-mail seu usuário do Twitter e Instagram (caso você não utilize essas redes sociais não é necessário, mas avise por favor)
  • se quiser, pode informar o user de fã-clubes e portais do artista sobre quem é o texto que nós marcaremos também

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada nos textos mais recentes do site ou entre em contato com a gente nas redes sociais ou pelo e-mail. Pode perguntar qualquer coisa que vamos te ajudar!